Esmaltes podem deixar as unhas secas e sem brilho? Confira

 Esmaltes agem como protetores da unha, equilibrando o vapor d'água e prevenindo o contato com elementos prejudiciais

Esmaltes agem como protetores da unha, equilibrando o vapor d'água e prevenindo o contato com elementos prejudiciais

Unhas recém-pintadas são capazes de garantir o bom-humor de muitas mulheres. Comprar um esmalte que acabou de lançar ou aquele que você queria há tempos deixa qualquer menina mais vaidosa feliz. Mas uma dúvida ronda a cabeça de muitas delas: o esmalte pode ressecar a unha e deixá-la sem brilho?

Entenda melhor as substâncias dos esmaltes

De início, é preciso deixar claro que as unhas são formadas por células compostas por queratina. Já os esmaltes são feitos de nutriceluloses, que formam a película que cobre as unhas, e resinas e plastificantes, responsáveis pelo brilho e durabilidade. Já os solventes são responsáveis pela secagem do esmalte. Além disso, corantes são encarregados da cor. Nenhum desses componentes reage com a queratina, portanto, o esmalte não é o causador de unhas secas, frágeis ou quebradiças. Pelo contrário: ele age como um protetor da unha, diminuindo a perda de vapor d'água e prevenindo o contato direto com elementos prejudiciais, como detergente, que reage com a queratina, por exemplo. Portanto, os maiores causadores de unhas ressecadas são os hábitos errados.

Removedor com acetona e contato com produtos de limpeza são os maiores causadores de unhas fracas


No mercado de beleza já existem removedores de esmalte que não contém acetona. Esse compositor pode amarelar as unhas ou deixar aquelas manchinhas brancas. Produtos de limpeza também são grandes vilões. Se você não tem como fugir dos afazeres domésticos, use sempre luvas descartáveis ou de borracha.

Alimentação inadequada pode fragilizar as unhas

Unhas secas e sem brilho também podem ser consequência de uma alimentação nada balanceada. Os alimentos mais indicados para fortalecer as unhas são vitamina A, complexo B e sais minerais como zinco, iodo, ferro e cálcio. Cremes específicos para cutículas e unhas também ajudam a hidratar.

Dermatologistas aconselham pausa entre um esmalte e outro


A famosa questão sobre dar ou não uma pausa entre as esmaltações também gera dúvida entre as mulheres. Por mais que os esmaltes sejam inofensivos, chega uma hora que ele precisa ser retirado do dedo, principalmente das unhas dos pés, que são feitas com menos frequência do que as unhas das mãos. Deixar a unha respirar por um ou dois dias faz bem