Espelho para maquiagem com luz: veja como escolher a melhor iluminação para sua penteadeira ou cantinho de make!

O ideal é posicionar as luzes ao redor do espelho para maquiagem, com lâmpadas em cima e nas laterais do móvel (Foto: Instagram @impressionsvanity)
Um espelho para maquiagem com luz faz a diferença no resultado final da make (Foto: Instagram @angelicaxhi_)
Um mix de luzes quentes e frias ajuda a reproduzir o efeito da luz natural no espelho para maquiagem (Foto: Instagram @riflection.mirrors.uk)
O ideal é posicionar as luzes ao redor do espelho para maquiagem, com lâmpadas em cima e nas laterais do móvel (Foto: Instagram @impressionsvanity)
Quem nunca sonhou com um espelho para maquiagem com luz, daqueles dignos de camarim? A gente garante que não é à toa: além de lindo e #desejo, um espelho com a iluminação correta faz TODA diferença no resultado da sua make. Na verdade, esse é um dos segredinhos dos top makeup artists para garantir um resultado final impecável, sabia? Se você é a louca da #roomdecor e anda pensando em reformar o seu cantinho, o TSM está aqui para te ajudar a escolher o melhor espelho possível. Anote as dicas e mãos à obra!

Qual a diferença entre a luz branca e a amarela?


Se a ideia é reformar o espelho do banheiro com luzes ou até montar sua penteadeira dos sonhos, preste atenção na cor das lâmpadas que for escolher. Esse fator afeta - e muito - o resultado da make, já que altera a percepção de cores e sombras. Luzes amareladas, apesar de deixarem tudo mais aconchegante, criam bastante sombra e distorce as cores justamente pelo efeito mais "aquecido". O risco de errar o tom da base ou até escolher mal uma sombra, por exemplo, é bem grande. Melhor evitar, certo?

Outra possibilidade é a luz branca, que é usada com mais frequência nos banheiros. É por esse motivo que muita gente acaba se maquiando nesse cômodo da casa, viu? Apesar de ser melhor do que a amarela no quesito distorção das cores, a luz branca ainda cria algumas sombras no rosto - principalmente se vier de uma lâmpada no teto. Aqui, o risco é de pesar a mão no corretivo, já que o sombreado pode dar a impressão de olheiras mais profundas.

Dica: Outra forma de escolher bem as lâmpadas para o espelho de make com luz é prestar atenção no Índice de Reprodução da Cor (IRC), que costuma vir nas embalagens. Ele representa a fidelidade das cores em relação à luz solar, que é considerada a ideal. Quanto mais próximo de 100, mais fiéis são as cores que você vai ver no espelho!

Que tipo de luz é a mais indicada para o espelho de make? O mix de lâmpadas pode ser a resposta!


O melhor tipo de iluminação para se maquiar é o natural, mas como nem sempre é possível contar com uma ajudinha do Sol, a solução é criar um mix de lâmpadas para tentar reproduzir esse efeito. Na hora de escolher as lâmpadas para decorar seu cantinho, escolha lâmpadas amarelas e brancas - sim, das duas cores - deixando-as alternadas no espelho. Assim, você consegue uma iluminação mais "neutra", perfeita para ver mais fielmente as cores e tons que você escolher para se maquiar.

Lâmpadas em cima e ao redor do espelho de maquiagem iluminam bem o rosto e evitam sombras


Outra questão importante para o espelho de maquiagem é a posição das luzes, já que isso também afeta a forma como vemos nosso reflexo. Evite colocar luzes apenas em cima ou nos lados do acessório, já que isso pode criar sombras na região dos olhos ou dar a impressão de manchas na pele. O ideal é colocar as lâmpadas na parte superior e nas laterais do espelho, o que elimina qualquer tipo de sombra. A ideia é reproduzir uma luz que venha de frente, iluminando diretamente o rosto!

Espelho com luz de LED embutida ou luz portátil são boas opções para quem quer uma mudança temporária


As makeup lovers também podem apostar em espelhos com luz embutida ou até mesmo em uma lâmpada de LED portátil para se maquiar. Esse tipo de acessório costuma vir com luzes brancas, mas não causam tantas sombras porque estão posicionadas diretamente para o rosto. Pode ser uma boa para quem prefere uma mudança mais prática e temporária no cantinho de make!

Redação: Giovanna Pego