Fixador de maquiagem pode ser usado como primer? Saiba quando usar cada produto!

Descubra as diferen?as entre o primer e o fixador de maquiagem (Foto: Instagram @denitslava)

O sonho de qualquer apaixonada por maquiagem é fazer aquela make que dure o dia inteiro. Para fazer isso, não é segredo que a preparação da pele é uma etapa indispensável. E o primer é o produto principal para ajudar a aumentar a fixação dos produtos e para garantir o máximo de durabilidade para o visual. 

Mas e quando você não tem primer para preparar a pele, será que o fixador de maquiagem pode ser usado como substituto? Para ajudar a acabar com a dúvida, a gente conta mais sobre a função da cada um desses produtos e em que momento da make eles devem ser usados. Vem conferir e aprender tudo sobre o primer e o fixador de maquiagem.

Qual é a função do primer na maquiagem?

O primer deve ser usado na preparação da pele para a make. Ou seja, ele aparece depois que a sua pele já está bem limpa e hidratada, mas antes de qualquer produto da maquiagem. Isso porque uma de suas funções é aumentar a fixação da base e dos outros produtinhos que serão usados na pele.

O primer também é ótimo para controlar a oleosidade, o que faz com que a durabilidade da make aumente, deixando aquele aspecto lisinho e aveludado. Além disso, o primer também ajuda a deixar a pele mais uniforme, já que ele deixa os poros mais fechadinhos e a sua maquiagem bem mais bonita.

Afinal, o spray fixador pode substituir o primer?

Apesar de tanto o primer como o spray fixador terem a função de prolongar a duração da sua maquiagem, um não pode ser usado no lugar do outro. Por isso, se o seu primer acabou, nem adianta espirrar um pouco de spray no rosto antes de fazer a make, viu? O efeito não vai ser o mesmo. 

Mas, além de fixar a base na pele, o primer também tem outras funções, como hidratar a pele, disfarçar poros e linhas de expressão e dar aquela cobertura matte. Por isso, o spray fixador não vai ter o efeito que o primer proporciona. Na falta dele, o melhor a fazer é limpar bem a pele, usar um hidratante e um protetor solar e já partir para a maquiagem.

Em que momento o spray fixador deve ser usado?

Ao contrário do primer, que vem no começo da maquiagem, o spray fixador deve ser o último produto a ser usado. Ele serve para fixar a make e aumentar sua durabilidade, além de controlar o excesso de oleosidade na pele. Por isso, ele deve ser usado por cima da base, corretivo e de toda a maquiagem.

O fixador cria uma camadinha bem fina por cima de toda a sua make para garantir que nada saia do lugar, mesmo que você sue ou que a sua pele seja oleosa. Esse produto é super indicado para aqueles dias que você precisa que a maquiagem dure o dia inteiro.

Redação: Gabrielle Nunes

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.