Formatos de pincel para máscara de cílios: maquiadora Vanessa Rozan explica as diferenças

Cada formato de pincel de máscara de cílios garante um resultado diferente
Cada formato de pincel de máscara de cílios garante um resultado diferente

A máscara de cílios é capaz de alongar, curvar e até mesmo dar mais volume aos pequenos fios que dão graça ao olhar. No entanto, muito mais do que a própria fórmula do cosmético, o principal responsável por estes resultados é o formato do pincel, já que cada modelo da ferramenta é indicado para um efeito específico. Entenda as diferenças entre eles e descubra qual o mais adequado para suas expectativas.

Pincéis têm diferentes propostas


"O pincel de cerdas é um dos modelos mais populares, pois garante mais volume aos cílios", comenta Vanessa Rozan, maquiadora. O formato mais tradicional, de espessura fina e ligeiramente curvado, se prende confortavelmente aos fios desde a raiz até as pontas, curvando-os durante o manuseio. Também não é preciso se preocupar com o excesso de produto durante a aplicação, pois as cerdas são bem espaçadas.

Em um formato extremamente curvado, o pincel é capaz de deixar a base dos cílios bem volumosas enquanto as pontinhas ficam mais finas, devido as suas cerdas de diferentes comprimentos. A curvatura permite que o modelo se encaixe perfeitamente aos fios, já que a ponta da ferramenta consegue alcançar aqueles que estão localizados no canto interno dos olhos. Esta opção absorve uma quantidade maior da fórmula.

Um produto é capaz de garantir diversos resultados


Redondo e pequeno, este pincel é associado aos cílios das pálpebras inferiores, à princípio. Mas, seu diferencial está nas diversas maneiras que consegue atingir os as pestanas superiores. Ao ser segurada na horizontal, a ferramenta cobre e curva cada fio individualmente. Ao fazer a aplicação da máscara com o pincel na vertical, é possível dar mais volume às raízes, enquanto na diagonal, os fios são puxados para fora.

Como os cílios não crescem de maneira uniforme, é difícil cobri-los por completo sem que o visual pareça empelotado. Porém, o pincel de borracha em formato esférico pode ser uma boa opção para isso, pois consegue alcançar cada um dos fios separadamente, desde a raiz até as pontas. "Este pincel costuma ser mais firme, por isso, consegue separar e alongar os cílios", afirma Vanessa.

Segredo para escolher máscara ideal está no rótulo


Já existem também modelos específicos apenas para alongar os cílios, com aqueles com uma coluna de cerdas mais longas que o restante. Mas não é preciso se limitar a apenas um único resultado. "Uma única máscara é capaz de garantir dois ou mais efeitos. Por exemplo, um pincel de volume com ângulo convexo também pode curvar. E se a fórmula ainda alongar os cílios, vai ter mais esta vantagem", explica a maquiadora.

O formato redondo com micro cerdas flexíveis consegue coletar uma camada uniforme de máscara dentro do tubo e a transfere delicadamente para os cílios sem que os fios fiquem empelotados, resultando em um efeito super volumoso. Para escolher a fórmula mais adequada as suas necessidades, Vanessa recomenda pesquisar nas embalagens. "Quem tem cílios longos e quer volume deve buscar um produto que tenha esta especificação em seu rótulo".

Ferramenta tem influencia direta no resultado


O pincel em formato de ampulheta, mas estreito na metade do comprimento do que em suas extremidades, garante resultados exuberantes, como se estivesse reproduzindo o efeito de cílios postiços. A ferramenta adere aos cílios facilmente e consegue alcançar até mesmo as raízes dos fios que estão na metade das pálpebras. Com apenas uma camada, é possível alongar e curvar as pestanas.

Com o objetivo de criar volume e alongar sem ressecar ou endurecer os cílios, o pincel de formato tradicional pode ter suas cerdas substituídas por fileiras de pequenos spikes flexíveis, que darão forma aos fios, como se estivesse penteando-os, sem curvá-los. "O pincel da máscara influencia diretamente na produção, pois seu resultado se dá na mistura da fórmula com a ferramenta", finaliza Vanessa.