Fortalecedor de unhas: o que é, para que serve e como escolher o melhor tratamento para unhas quebradiças

Conheça o fortalecedor de unhas (Foto: Instagram @esmaltecolorama)
Conheça o fortalecedor de unhas (Foto: Instagram @esmaltecolorama)

Quem tem unhas fracas e quebradiças provavelmente já experimentou muitas dicas e truques para fortalecer as unhas e evitar que elas quebrem com facilidade. Quase todo mundo tem uma receitinha infalível para acabar com o problema, mas a verdade é que nem sempre os resultados são os esperados.

Quando isso acontece, o melhor a fazer é experimentar o mais simples: o fortalecedor de unhas é a melhor forma de conquistar unhas fortes e saudáveis. Quer saber mais sobre esse produtinho e entender o que ele faz para evitar a quebra? A gente responde as principais dúvidas sobre o assunto e te ajuda a escolher o melhor para você.

O que é o fortalecedor de unhas?

O fortalecedor de unhas nada mais é que um produto usado para devolver força às unhas e evitar que elas quebrem com facilidade. Ele não substitui a base: deve ser usado antes da base durante a esmaltação ou no intervalo entre as visita à manicure. O objetivo desse tipo de produto é devolver nutrientes para as unhas, deixando-as mais fortes e saudáveis. 

Assim como a máscara de reconstrução fortalece o cabelo, o fortalecedor de unhas deve restaurar as unhas e evitar que elas fiquem frágeis e quebradiças. 

Como escolher o melhor produto para você?

O ideal é buscar produtos que tenham componentes fortalecedores, que recuperem a saúde das unhas e acabem com a fragilidade, evitando que elas quebrem tão fácil. A dica é checar os ingredientes do produto, buscando sempre itens conhecidos por sua ação fortalecedora e que estejam naturalmente presentes nas unhas.

O cálcio, flúor e ceramidas são algumas opções que podem ser encontradas em produtos com essa finalidade - como o Fortalecedor de Unhas Colorama - e ajudam a deixar suas unhas mais fortes e saudáveis. 

Bases também pode fortalecer as unhas

Embora não substituam o uso do fortalecedor, as bases também podem ajudar no tratamento das unhas. Existem opções específicas para as unhas fracas e quebradiças, que ajudam a deixá-las mais fortes e evitar a quebra. Você pode usar esse tipo de base junto com o fortalecedor de unhas. 

Além disso, também existem outros tipos de bases de tratamento, como as com ação niveladora ou de crescimento. O uso de cada uma delas vai depender das necessidades das suas unhas. 

Como evitar que as unhas fiquem frágeis?

Além dos produtos que podem ajudar a fortalecer suas unhas, você também pode apostar em alguns cuidados no dia a dia para evitar que elas fiquem frágeis. O contato com produtos de limpeza, por exemplo, pode causar descamação. Por isso, aposte em uma luva na hora da faxina. Hidratar as unhas também é um cuidado essencial no dia a dia. 

Além disso, a alimentação equilibrada ajuda fortalecer as unhas. Inclua as vitaminas A e B5, ferro, cálcio e proteínas na sua dieta para garantir que suas unhas fiquem fortes e super saudáveis. 

Redação: Gabrielle Nunes