Glossário de beleza: dicionário desvenda os termos de maquiagem mais usados, de A a Z

Descubra o significado dos termos mais usados no universo da maquiagem
Descubra o significado dos termos mais usados no universo da maquiagem

Você está lá prestes a aprender um truque de maquiagem quando se depara com aquela palavra que nunca viu na vida e o aprendizado para por aí. Alguns termos como "BB Cream", "strobing" e "Zona T" podem não ser familiares para muita gente, mas são produtos, técnicas e regiões do rosto fundamentais no dicionário de quem quer ficar mais bonita. Descubra quais são os nomes e expressões mais usados do mundo da make e leve as novidades para o seu dia a dia.

Acabamento - Refere-se ao aspecto que aquele produto de maquiagem vai deixar no rosto. Já reparou que alguns batons parecem mais molhados e brilhosos enquanto outros estão sempre sequinhos e sem brilho? Esse é o famoso acabamento.

Antibrilho - Esse é o efeito que alguns produtos de pele carregam para controlar a oleosidade durante o dia. Eles agem para que o brilho produzido pelo rosto não apareça de uma forma excessiva estragando a maquiagem.

BB Cream - É o nome de um produto revolucionário que mudou a forma como as mulheres lidam com maquiagem no dia a dia. Prático, ele reúne várias etapas em um único frasco: hidrata a pele, suaviza imperfeições, uniformiza, ilumina, tem ação antibrilho e protege dos raios UV.

Bronzeador - Produto para o rosto que dá a impressão de bronzeamento e ainda controla o brilho excessivo. Leves batidinhas na testa, maçãs do rosto, têmporas, queixo e ao longo do nariz garantem o visual de quem acabou de sair da praia.

Brilho Espelhado - O gloss é um produto para a boca que deixa um brilho diferente, como se ele refletisse a luz que está ao redor. Esse é o chamado brilho espelhado, que vem da textura líquida e viscosa do produto.

Cobertura Aveludada - Quando a base cria uma aparência saudável na pele e deixa aquele brilho bem sutil, essa cobertura é chamada de aveludada. Esse nome vem do tecido veludo, que tem um aspecto levemente brilhoso e toque macio. Para chegar lá, vale apostar nas bases do tipo mousse, que costumam dar esse efeito.

Côncavo - É a parte mais funda da região superior dos olhos. Marcar essa área com uma sombra escura garante um olhar com profundidade e, portanto, mais impactante.

Contorno - É uma técnica que está em alta entre as famosas e que costuma ser usada para afinar o rosto. Usando produtos como o pó bronzeador e o iluminador, ela esculpe o rosto através de um jogo de luz e sombras.

Cintilante - É um tipo de brilho que pode estar presente em batons, sombras e até blushs. Ele é caracterizado por pequenas partículas que refletem a luz, dando um efeito bem delicado e sutil.

Esfumar - Espalhar um produto delicadamente até que o acabamento fique em um degradê parecido com o efeito da fumaça. O truque é válido para itens como sombra, blush, iluminador e lápis.

Iluminador - Como o próprio nome já diz, ele é usado para dar brilho e destaque para algumas áreas do rosto. Esse produto costuma ser muito usado nas áreas mais altas da face, como testa, centro do nariz e o topo das maçãs do rosto.

Kajal - Criado há mais de três mil anos, essa espécie de lápis era usada pelos egípcios para maquiar os olhos. Hoje o produto continua sendo muito usado por causa da pigmentação forte e textura macia.

Linha d'água - A linha rente aos cílios inferiores na parte interior da pálpebra. A área é um ponto-chave para diminuir ou aumentar os olhos dependendo da cor de lápis que for usada.

Lip Balm - Produto com ou sem cor que é usado para hidratar os lábios. Ele acaba com aquelas peles que ficam descascando na região e garante um aspecto bonito para a boca.

Longa Duração - É um termo que, quando é encontrado no frasco de alguma maquiagem, garante que ela vai durar por mais tempo que o comum.

Matte - É aquele acabamento sequinho e sem brilho que pode ser encontrado em sombras, bases e batons. Além de blindar a pele contra a oleosidade, esse efeito garante que a make dos olhos e boca não vai escorrer e vai durar por mais tempo.

Metalizado - É o efeito de maquiagem que imita o aspecto de metais como aço e ouro. Geralmente aparece em sombras que têm um brilho mais liso, uniforme e potente do que aquelas que são cintilantes, por exemplo.

Oil Free - Esse termo significa que aquele produto é livre de óleos na composição. Isso interessa muito a quem já tem a pele oleosa por natureza e não pode colocar ainda mais óleos sobre a pele.

Perolado - Assim como diz o nome, esse é um acabamento que se inspira no brilho delicado das pérolas. As sombras desse tipo costumam ser mais discretas que as metalizadas ou cintilantes e criam maquiagens sofisticadas.

Pó Compacto - O pó é um aliado na hora de finalizar a maquiagem e, além de completar a cobertura da base, ainda faz a make durar mais e evita que a pele brilhe muito por causa da oleosidade. O termo compacto indica que ele foi prensado na embalagem antes da venda, o que ajuda a não fazer sujeira ou desperdício.

Primer - Produto que ajuda a uniformizar a pele e prepara a região para receber a base. Além de fazer o resto da maquiagem deslizar melhor durante aplicação, ele ainda disfarça o aspecto de poros dilatados e faz a make durar por mais tempo.

Strobing - Técnica nova que propõe um tipo de contorno diferente. Ao invés de usar o pó bronzeador para escurecer as áreas que a pessoa quer diminuir, a ideia é apenas ressaltar aquelas regiões mais altas do rosto com um iluminador. O efeito de rosto mais anguloso é parecido como o do contorno, só que agora de um jeito mais natural.

Textura - Refere-se ao tipo de fórmula, que pode ser líquida, cremosa, em pó e até em mousse. No mundo da maquiagem essas diferenças aparecem em produtos como sombras, bases, corretivos e batons.

Zona T – a parte do rosto que é composta por testa, nariz e queixo, formando uma letra "T" imaginária. Essa região é conhecida pela oleosidade, então capriche no pó para um acabamento perfeito.