Guia de sombras: saiba as diferenças entre as versões pó, cremosa, líquida e compacta

Conheça os diferentes tipos de sombra e saiba quando apostar em cada versão
Conheça os diferentes tipos de sombra e saiba quando apostar em cada versão

Mesmo com o surgimento de diferentes produtos para completar a maquiagem, a paleta de sombras continua como um dos itens mais importantes da nécessaire feminina. Porém, mesmo com a popularidade do cosmético, suas diferentes versões em pó, cremoso, líquida e compacta, podem causar algumas dúvidas na hora de colorir as pálpebras. Para acabar com qualquer indecisão, o Tudo Sobre Make preparou um guia com as diferenças e resultados de cada embalagem de sombras.

Sombra compacta é de fácil aplicação e deixa produção leve

A mais popular entre todas as versões de sombra, a compacta costuma estar entre os primeiros itens de maquiagem que as mulheres ganham. Com uma aplicação fácil, a sombra em formato de pó compacto se espalha com leveza nas pálpebras e garante um efeito aveludado, além de garantir uma ótima fixação. Para a aplicação, vale apostar tanto nos pincéis como nas pontinhas dos dedos, variando de acordo com o resultado desejado.

Essa opção é ainda a mais cotada na hora de criar efeitos diferentes nas pálpebras. Por sua consistência mais sequinha, ela permite uma mistura de tons e a elaboração de esfumados em degradê para marcar o olhar.

Pó solto deixa make suave e natural

Para um acabamento ainda mais suave e natural, o pó solto é uma ótima opção. Porém, algumas mulheres podem ter dificuldades na hora de aplicar o produto nas pálpebras, deixando que os pigmentos caiam sobre outras regiões do rosto. Para conquistar um resultado perfeito, encoste o pincel de maquiagem na sombra e dê leves batidinhas para retirar o excesso antes de aplicar nas pálpebras. Se o pó cair na região abaixo dos olhos, vale removê-lo com a ajuda de um lenço. Outra opção é diluir a sombra em pó na água, para uma aplicação mais fácil e uniforme.

Cremosa garante um visual mais fresh

Já a sombra com textura cremosa ocupa o posto de versão com aplicação mais simples. Para espalhar o produto nas pálpebras, o ideal é usar a ponta dos dedos, para conquistar um efeito mais uniforme. Apesar da secagem super rápida, o produto pode gerar acúmulos nas dobrinhas dos olhos, por isso o ideal é finalizar a make com leves batidinhas de um pó facial ou sombra também em pó. A dica ajuda ainda na fixação da make.

Opção perfeita para makes mais leves e com uma pegada fresh, o acabamento levemente molhado garante um toque extra de brilho para os olhos. Se a ideia for um olhar ainda mais chamativo, vale finalizar a produção com um gloss.

Sombra líquida é perfeita para dias quentes

Ideais para maquiagens de longa duração, as sombras líquidas costumam ser acompanhadas de fórmulas à prova d'água, o que as torna perfeitas para os dias mais quentes. Para aplicar o produto, vale depositar pequenas quantidades sobre as pálpebras, com a ajuda do aplicador, e em seguida espalhar com as pontas dos dedos, dando leves batidinhas. Se a ideia, porém, for conquistar um resultado translúcido, vale aplicar a sombra líquida com um pincel molhado.