Iluminada ou com contorno: como a pele fica mais glamourosa?

As técnicas de contorno e iluminação valorizam o formato do rosto,   criando mais harmonia e simetria ao chamar a atenção para determinados pontos
As técnicas de contorno e iluminação valorizam o formato do rosto, criando mais harmonia e simetria ao chamar a atenção para determinados pontos
Iluminada ou com contorno: como a pele fica mais glamourosa?

Desde que o iluminador surgiu no mercado de cosméticos se tornou indispensável para criar maquiagens, seja da mais simples até a mais elaborada. Afinal, o item valoriza as regiões que se deseja destacar e deixa a pele ainda mais bonita. O pó bronzeador também conquistou o mesmo sucesso, pois o contorno feito com o produto cria um jogo de sombras que define os traços do rosto. Qual estilo deixa a maquiagem mais glamourosa?

Iluminador chama a atenção para pontos que se quer destacar

As técnicas de contorno e iluminação podem ser usadas em conjunto ou separadas. Este tipo de maquiagem funciona como um jogo de luzes e sombras, no qual os produtos são usados para realçar ou disfarçar determinadas áreas do rosto, criando mais harmonia e simetria ao chamar a atenção para alguns pontos de acordo com o formato de cada face. O princípio é que o claro aumenta, destaca e aproxima, enquanto o escuro diminui, afasta e disfarça.

Seguindo este conceito, o iluminador deve ser aplicado nas regiões do rosto que se deseja sobressair, já que o produto reflete a luz. Desta forma, o brilho deve vir locais estretégicos, como o centro da testa, o osso do topo do nariz, embaixo das sobrancelhas, no canto interno dos olhos, nas têmporas e no queixo. Há iluminadores líquidos e em pó, com brilho dourado, prateado e champagne, adequados para cada tonalidade de pele.

Contorno afina linhas e dá profundidade

Já o pó bronzeador reforça os traços do rosto, criando o contorno nas regiões que precisam ganhar mais profundidade. O produto pode ser aplicado nas extremidades da testa, nas laterais do nariz, nas maçãs do rosto e na linha da mandíbula. Todo contorno deve ser suave, feito com produtos apenas dois tons acima da cor natural da pele, e sempre esfumado, de maneira a criar um degradé imperceptível.

Esse tipo de maquiagem realça o formato do rosto - e por isso, deve ser adaptada para cada tipo, chamando atenção para os locais que se deseja destacar, e dando mais profundidade às regiões que precisam ser disfarçadas. A ideia é que se crie a impressão de proporções perfeitas ao afinar, corrigir e disfarçar alguns traços, enquanto se destaca, realça e chama a atenção para os pontos desejados.