Iluminador: guia completo de como usar, escolher e aproveitar o efeito de glow do item nas maquiagens!

Chegou a hora de descobrir tudo sobre a forma certa de usar o iluminador na maquiagem! Confira mais na matéria (Foto: Instagram  @tominamakeup)
Que tal deixar a pele com um ar mais saudável e caprichado? Invista no iluminador certo! (Foto: Instagram  @emmachenartistry)
Conheça os tipos de iluminador disponíveis e saiba qual é o mais indicado para você (Foto: Instagram  @nova.rella)
Chegou a hora de descobrir tudo sobre a forma certa de usar o iluminador na maquiagem! Confira mais na matéria (Foto: Instagram @tominamakeup)

Se mesmo com todo reinado da maquiagem iluminada você ainda tem dúvidas sobre como usar o iluminador na make, pare o que estiver fazendo e tire um momento para encontrar aqui todas as respostas que precisa!

Pensando nas mulheres que necessitam de uma mãozinha para se familiarizarem de vez com o item - e, assim, escolherem o tom certo e saberem exatamente onde aplicar no rosto -, o Tudo Sobre Make montou um manual completo com o que todas precisam saber sobre o iluminador!

Preparada? Descubra as dicas e coloque em prática nas próximas produções!

Para que serve cada tipo de iluminador?

A grande variedade de iluminadores pode acabar dando um nó na cabeça das iniciantes em um primeiro momento, mas a verdade é que cada tipo disponível atende um tipo de pele e suas necessidades específicas,

Portanto, é bom deixar claro que o iluminador em pó é o mais indicado para quem sofre com a oleosidade excessiva, enquanto os líquidos e cremosos são ideiais para mulheres de pele seca ou mista.

Como saber o tom certo do iluminador para make?

Agora que você já sabe qual versão apostar, é a hora de escolher a melhor cor e acabamento para o seu caso. Aqui, o que deve ser considerado é o tom de pele, por isso, mulheres negras, morenas e mais branquinhas precisam fazer escolhas diferentes.

Para peles morenas: a melhor opção para peles morenas são iluminadores em tons que tendem para o dourado escuro ou bronzer.

Para peles negras: os iluminadores de fundo rosado deixam um ar natural e caprichado na produção das negras.

Para peles mais claras: vale investir nos tons de champagne, perolado e até mesmo iluminadores puxados para o pêssego e conseguir um glow perfeito e impecável

Onde e como aplicar o iluminador da maneira correta no rosto?

Ao final da maquiagem, logo depois de passar o blush, o iluminador entra com tudo para dar um pouquinho de brilho ao rosto! Aqui, já sabendo a cor e o tipo ideal do iluminador para sua make, está na hora de saber o local e maneira certa de aplicar o produto.

Onde: em geral, as regiões do rosto mais indicadas seriam as têmporas - parte de cima das bochechas -, linha central do nariz, queixo e acima dos lábios - no arco do cupido. São esses pontos que naturalmente ganham mais destaque quando refletem a luz e, por isso, podem ser iluminados sem medo.

Como: se o produto for em bastão ou líquido, a aplicação do iluminador pode ser feita com as pontinhas dos dedos, dando batidinhas para espalhar o brilho de maneira uniforme. Agora, para o uso da versão em pó, vale investir no pincel em leque para uma finalização ainda mais perfeita.

Lembre-se: esfumar o iluminador é a chave do sucesso!

Por fim, o conselho de amiga para que o look fique impecável, com o glow certo e entregando o aspecto de pele saudável é esfumar beeem o iluminador nas áreas em que ele for aplicado.

Esse detalhe é o que vai ajudar a garantir um efeito suave, bonito e caprichado no look para o dia ou para a noite, afinal, não existem hora certa para brilhar, né?

Invista nesse item de make e nas técnicas mais conhecidas em que ele é usado - como o strobing ou non-touring - para as produções de qualquer ocasião e arrase!

Redação: Raquel Carletto