Juliana Rakoza, maquiadora de Maybelline NY, cria projeto solidário de maquiagem para pessoas carentes

Juliana Rakoza, maquiadora de Maybelline NY, com as alunas do projeto Makeup Lab Solid?rio (Foto: Instagram @jusenna.makeup)
No projeto de Juliana Rakoza, ela ensina pessoas carentes o of?cio da maquiagem (Foto: Juliana Rakoza)
No projeto de Juliana Rakoza, ela ensina pessoas carentes o of?cio da maquiagem (Foto: Juliana Rakoza)
O projeto de Ju Rakoza vai formar maquiadoras para atuar no mercado de trabalho (Foto: Juliana Rakoza)
O projeto de Ju Rakoza vai formar maquiadoras para atuar no mercado de trabalho (Foto: Juliana Rakoza)

Ser maquiadora profissional, dar aulas para apaixonadas por make, participar do backstage de desfiles de moda e ainda mostrar o poder da maquiagem a pessoas carentes faz parte da rotina comum de Juliana Rakoza, maquiadora oficial de Maybelline NY no Brasil. Pra ela, a maquiagem ? mais do que o j? conhecido papel de levantar a autoestima das mulheres: ? motivo de inclus?o social. Prova disso ? que Ju acabou de criar o projeto "MakeUp Lab Solid?rio", que vai ensinar maquiagem a pessoas que n?o t?m condi??es de fazer um curso. O interessante ? que Ju e suas maquiadoras v?o mesmo at? essas pessoas: a primeira parada ser? em um hospital de crian?as com c?ncer.

Objetivo de Ju Rakoza ? formar novas maquiadoras para o mercado de trabalho

Ju n?o poderia estar mais orgulhosa - e emocionada - com o projeto. "O projeto ja existia na minha cabe?a. Eu queria fazer algo que ajudasse as pessoas carentes a ter uma profiss?o, que no caso, ? a de maquiadora. ? um projeto de inclus?o social mesmo. Mesmo com toda essa crise, o mercado de beleza ? um dos mercados que mais cresce no Brasil, ent?o, por que n?o fazer essa inclus?o social?", contou Juliana.

Ao inv?s de separar apenas um lugar para o projeto, ? Juliana quem vai at? as pessoas. A primeira parada ser? um hospital de crian?as com c?ncer, o Instituto ITACI. A ideia ? capacitar as m?es e, claro, os pacientes. E n?o vai ter s? aula de automaquiagem, n?o. "O curso tem todos os t?picos, tem maquiagem pra fotografia, oficina de retrato, dica de moda, estilo, historia da maquiagem... Ent?o n?o s? fazer a maquiagem. ? conhecer toda a cultura, todo o conhecimento que tem que ter para ser uma maquiadora do mercado", explicou.

Projeto come?ou em S?o Paulo mas vai rodar o Brasil

Para conseguir dar conta de tudo, Ju conta com a ajuda das alunas de seu curso online que mais se destacam, e elas se revezam nas aulas do workshop. No Itaci, em S?o Paulo, as vagas j? fecharam, mas outros eventos est?o por vir. "Rolou um curso no Rio Grande do Sul com as minhas alunas do curso online, elas foram fazer visita a um asilo. Cortaram o cabelo, fizeram, maquiagem. Come?ou em S?o Paulo mas j? est? indo para o Brasil todo", contou Ju, toda orgulhosa do projeto.

A pr?xima visita a um asilo ser? no dia 30 de julho, em S?o Paulo, e depois disso, Ju ainda pretende realizar oturo sonho, que ? visitar um orfanato. "Um que a gente ainda n?o fez que ? visitar orfanatos para fazer maquiagem art?stica nas crian?as", contou.

Ensinar maquiagem a pessoas carentes vem mudando a vida da maquiadora

O Makeup Lab Solid?rio n?o ? o primeiro projeto social da maquiadora. Em sua escola online, ela tamb?m d? aula de automaquiagem para deficientes visuais. "Est? mudando a minha vida, cada vez que fico sabendo de uma hist?ria eu me controlo para n?o chorar. O legal ? que a gente est? trazendo felicidade, a gente est? botando cor em um cen?rio todo cinza. N?o importa se for a um deficiente visual ou se for levar alegria a um asilo ou orfanato, ou se ? para a gente dar uma profiss?o. O importante ? a gente poder transformar a vida das pessoas".

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.