L'Oréal e Unesco homenageiam mulheres cientistas em premiação no Rio

A premia??o "Para Mulheres na Ci?ncia" ofereceu uma bolsa-aux?lio de US$ 20 mil para incentivar os projetos de pesquisa
Para a premia??o, sete mulheres cientistas tiveram seus trabalhos reconhecidos
Para a premia??o, sete mulheres cientistas tiveram seus trabalhos reconhecidos
L'Or?al Brasil, em parceria com a Unesco, homenageou as mulheres cientistas em premia??o no Pal?cio Guanabara
L'Or?al Brasil, em parceria com a Unesco, homenageou as mulheres cientistas em premia??o no Pal?cio Guanabara

Nesta ter?a-feira (20), o Pal?cio Guanabara, no Rio de Janeiro, virou palco das maiores cientistas do pa?s durante a premia??o "Para Mulheres na Ci?ncia". Chegando em sua d?cima edi??o, a celebra??o concedida pela Funda??o L'Or?al em parceria com a Unesco homenageou sete brasileiras que fazem diferen?a no pa?s e merecem ter seu trabalho reconhecido e valorizado. Como pr?mio, cada uma receber? uma bolsa-aux?lio de US$ 20 mil para dar prosseguimento ?s suas pesquisas tecnol?gicas e ganharam ainda mais destaque nesse universo que ainda ? t?o dominado pelo p?blico masculino.

"O mundo da ci?ncia ? em maioria masculina, 70% dos pesquisadores s?o homens e apenas 10% de cargos importantes no mundo da ci?ncia s?o com mulheres", comentou Didier Tisserand, Presidente de L'Or?al Brasil, afirmando que a ci?ncia precisa que cada vez mais mulheres sejam atra?das para esse universo.

Vencedoras revelam que premia??o motiva a permanecer no universo da ci?ncia

O pr?mio "Para Mulheres na Ci?ncia" ? a primeira iniciativa criada para homenagear e recompensar o trabalho das mulheres cientistas em todo o mundo. Acontecendo desde 1998 - no Brasil foi criado em 2006 -, o programa j? premiou mais 2.000 mulheres em 115 pa?ses. Para a premia??o nacional de 2015, as cientistas Alline Campos, Daiana ?vila, Elisa Brietzke, T?bita Hunemeier, Cec?lia Salgado, Elisa Orth e Karin Men?ndez?Delmestre foram as escolhidas para representarem ?reas de pesquisas como matem?tica, ci?ncias, qu?mica e f?sica. "Sem d?vida esse pr?mio nos impulsiona, nos motiva a fazer mais e indica que estamos no caminho certo. Esse reconhecimento n?o tem pre?o, porque premia o nosso esfor?o e as nossas ideias", declarou a premiada Elisa Orth em entrevista ao Tudo Sobre Make.

Para chegarem nas sete vencedoras do programa, o time de j?ris da premia??o - com 15 cientistas - avaliaram mais de 400 projetos inscritos, analisando a qualidade do curr?culo e potencial das pesquisas, todas planejadas apenas por mulheres. "A grande import?ncia do pr?mio para mim ? a visibilidade que ele d? para as mulheres cientistas, para a ci?ncia que elas fazem. N?o porque ? uma ci?ncia que seja diferente da que os homens fazem, pelo contr?rio, para mostrar que ? igual", afirmou Karin Men?ndez-Delmestre.

Presidente de L'Or?al Brasil afirma que pr?mio serve como encorajador

A iniciativa de L'Or?al Brasil, em parceria com a Unesco Brasil e com a Academia Brasileira de Ci?ncias, acontece para incentivar um maior equil?brio de g?neros na ?rea cient?fica. "temos essa frase em L'oreal, que gosto muito: 'O mundo precisa de ci?ncia e a ci?ncia precisa de mulheres'", comentou Didier Tisserand, Presidente de L'Or?al Brasil, em entrevista ao Tudo Sobre Make.

Para o franc?s Didier Tisserand, o pr?mio ajuda a encorajar o p?blico feminino a se arriscar nesse mercado ainda t?o fechado, para que o equil?brio que j? acontece em outros pa?ses chegue tamb?m ao Brasil. "Hoje n?o ? um setor muito popular entre as mulheres e esperamos que essa premia??o, que fazemos aqui no Brasil mas tamb?m em muitos outros pa?ses do mundo, atraia mais mulheres para essa ?rea", explicou o presidente da empresa de cosm?ticos.

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.