Quem nasceu nos anos 1990 acompanhou de perto o estilo grunge. Enquanto nas roupas, predominavam as camisas xadrez em flanela, na make, o destaque ficava por conta de olhos mais dramáticos combinados com batons escuros. Os anos passaram e o lápis preto - responsável pelos traços mais pesados nos olhos - acabaram dando lugar aos brancos e nudes, que conferem ao look um ar mais suave, o oposto do grunge. Mas, de acordo com as novidades mostradas nas últimas semanas de moda internacionais, a make clássica dos anos 90 está de volta, e o lápis escuro contornando os olhos voltou a ser tendência. Para ajudar as meninas que querem apostar de vez na tendência, o maquiador Guilherme deu dicas para combinar a make sem erros. Confira!
Olhos bem delineados é aposta de grifes nas Semanas da Moda
Nos desfiles da coleção de outono/inverno em Paris, as modelos da Chloé e Rocha apareceram com uma maquiagem natural, deixando o destaque apenas para o contorno dos olhos - que apareceu na forma de traços finos e precisos e, também, com um leve esfumado abaixo da linha d´água, com um efeito mais borrado. Em coleções anteriores, algumas grifes já mostravam a tendência: em Nova York, com a Diesel Black and Gold, os olhos, em contraste com a boca nude, apareciam com contornos bem fortes e destacados; em Paris, a Sauders mostrava o estilo com um jeito diferente, com um contorno de lápis azul, enquanto a Gilles combinanva os olhos marcados com lábios vermelhos.
Top maquiador ensina a apostar na tendência de make grunge
Para quem quer usar o estilo no dia a dia, o maquiador Guilherme Camilo tem dicas. Segundo ele, para um bom resultado, o principal é prezar pela qualidade do lápis, pois, sem um acabamento bonito, o efeito será negativo. Na hora da escolha, é importante optar por produtos à prova d´água e que prometam maior durabilidade. Em relação ao restante da make, o maquiador diz que não há regras: tudo dependerá da identidade da mulher. "Antes de qualquer coisa, é importante considerar que a maquiagem é o cartão de visitas e deve traduzir personalidade. No caso do olho bem marcado, não há ressalvas. Se a pessoa se sente mais confortável combinando com um batom nude, deve usar dessa maneira; se gosta de maquiagens mais fortes, o batom escuro também cairá bem", destaca.
Às que abusam do olho delineado em todas as ocasiões, Guilherme só faz um alerta: "quando o lápis não for utilizado, pelo costume de ver a pessoa com os olhos sempre destacados, o semblante passará a impressão de estar abatido. O ideal é dosar para que o contorno dos olhos funcione como um destaque a mais para a make e não como algo indispensável no visual", recomenda. Para as mais discretas, que querem o olho marcado sem um visual muito dark, ele dá a dica de utilizar o lápis na borda interna ao invés da raiz da pálpebra. "Dessa maneira, o olho ficará expressivo sem ser dramático", explica.