O pretinho básico da maquiagem pode ser facilmente representado pelo lápis preto, um coringa em diversas produções. Muito bem aceito em todos os tons de pele, ele pode ser usado como delineador, no estilo gatinho; para uma make mais dramática e também para aumentar ou diminuir os olhos. São inúmeras as possibilidades de uso desse produto indispensável na nécessaire de maquiagem de toda mulher.
Saiba como escolher o lápis certo para cada tipo de maquiagem
Democrático, o lápis preto pode ser usado por mulheres de qualquer idade, sem grandes problemas. No entanto, segundo a maquiadora Thana Nascimento, é preciso levar em consideração que diferentes formatos de olhos necessitam de maneiras distintas de usar o mesmo produto: "o lápis preto na linha d'água dos olhos define o olhar, mas também o diminui. Por isso, para quem tem olhos pequenos é melhor optar por passar o lápis rente aos cílios inferiores. Dessa forma, obtemos o mesmo resultado mas com a impressão de olhos maiores", explica.
Outra questão importante é saber qual lápis atende melhor ao que se está buscando em cada maquiagem. Os mais cremosos e macios são melhores para esfumar os olhos enquanto os mais duros e secos ajudam a promover um traçado mais reto e delineado. Assim, fica mais fácil saber qual modelo escolher para apostar, por exemplo, no estilo gatinho ou no visual superpreto, dramático para a noite.
Como combinar o lápis preto com outros elementos na make
Loiras, morenas e negras podem e devem usar e abusar do lápis preto na maquiagem dos olhos, mas é importante lembrar das particularidades de cada tom de pele, principalmente em maquiagens para o dia a dia. Em mulheres de pele clara, por exemplo, o lápis se sobressai mais, por isso é preciso redobrar a atenção e combiná-lo com cores de sombra mais discretas, como salmão, pérola e lilás. Nas morenas, a combinação entre o lápis preto e uma sombra marrom ou bronze harmoniza bem. Já as negras podem abusar um pouco mais durante o dia. "Negras com tom de pele mais claro, combinam com cores como: azul, chocolate, vinho, rosa-escuro. Já as donas de uma pele mais escura podem caprichar no preto, marinho, chocolate, vinho e berinjela", conta Thana.
Já para ocasiões noturnas, é permitido abusar e combinar o lápis preto com uma máscara de cílios poderosa, um batom colorido, como o clássico vermelho ou o rosa vibrante, ou até mesmo com tons mais clarinhos. O item coringa é capaz de valorizar qualquer visual e transformar uma produção simples em um look com ares roqueiro, sensual ou até mesmo romântico.