Lavar as mãos com muita frequência no inverno faz mal para as unhas? Descubra!

Lavar as mãos muitas vezes pode prejudicar a hidratação das unhas (Foto: Shutterstock)
Para proteger as unhas, principalmente no inverno, a dica é não abrir mão das bases antes do esmalte (Foto: Shutterstock)
As temperaturas mais baixas no inverno atrapalham a hidratação das unhas e mãos (Foto: Shutterstock)
O contato com produtos químicos também pode prejudicar a hidratação da unha. A dica é investir em luvas de borracha (Foto: Shutterstock)
Lavar as mãos muitas vezes pode prejudicar a hidratação das unhas (Foto: Shutterstock)

Não é só a pele e o cabelo que precisam de cuidados extra no inverno: as unhas também merecem uma atenção a mais! Nesta estação, você já deve ter percebido que elas ficam mais frágeis e ressecadas, podendo até começar a descascar. Mas será que lavar as mãos muitas vezes ao longo do dia pode piorar o problema? O time de laboratório de Colorama contou tudo pra gente - descubra!

Lavar muitas vezes as mãos pode, sim, enfraquecer as unhas

Com o tempo frio, as mãos podem ficar muito secas, por causa da falta de umidade no ar. Da mesma forma, as unhas também acabam por ficar fragilizadas e o contato excessivo com a água, seja essa fria ou quente, só piora o problema. "O excesso de água na região faz com que o organismo responda diminuindo ainda mais a circulação sanguínea periférica, e portanto, a irrigação da unha", explicou o time de laboratório da marca. Ou seja: o contato com a água faz com que o sangue fique mais grosso e demore mais a passar nas veias, o que deixa a unha mais fraquinha e propensa a quebrar ou descascar.

Produtos químicos como detergentes também pioram o problema

Não é só o contato com a água que resseca as unhas! Alguns produtos com uma formulação química muito agressiva, como sabão da louça ou produtos de limpeza da casa, também podem piorar o problema, chegando a deixar as pontinhas dos dedos fracas e propensas a descamar. Quanto a isso, o conselho da equipe de laboratório é claro: "Evitar a exposição excessiva à água e a produtos químicos que causam irritação às unhas". Por isso já sabe: na limpeza, use sempre luvas de borracha, e ao lavar as mãos, evite fazê-lo tantas vezes!

Base fortalecedora é a melhor amiga das unhas no tempo frio

Mas para resolver o problema, existe uma solução: a base fortalecedora! Ela é a melhor amiga das unhas em qualquer estação, mas especialmente durante o inverno por causa de tantas agressões. "A base fortalecedora protege a unha pois cria uma camada extra que defende a queratina, camada externa de células da unha", explicou o time. Aposte nos vidrinhos que prometem nutrir as pontinhas dos dedos com vitaminas, ao mesmo tempo que as protegem das lavagens, do tempo seco e de outros fatores que as deixam fracas e acabam com qualquer manicure!