Limpar a pontinha das unhas faz com que o esmalte dure mais?

Retirar excesso do esmalte na pontinha das unhas evita aparência descascada e mantém o esmalte intacto por mais tempo
Retirar excesso do esmalte na pontinha das unhas evita aparência descascada e mantém o esmalte intacto por mais tempo

Depois de pintar a unha com a cor desejada, o que mais se quer é manter a produção pelo maior tempo possível, por isso, truques para fazer com que o esmalte dure mais são sempre bem-vindos. Tarefas do dia a dia, como digitar no teclado do computador e o constante contato das mãos com a água podem comprometer a esmaltação das unhas. Uma das práticas mais comuns nos salões para evitar a aparência lascada é tirar o excesso do esmalte da pontinha das unhas, mas será que esse hábito realmente mantém a cor intacta por mais tempo?

Retirar as pontinhas das unhas garante maior duração do esmalte

Retirar as pontinhas das unhas pode ser a solução para quem deseja manter a produção até a próxima esmaltação. De acordo com a manicure Joice Silva, o procedimento é ideal para evitar que o esmalte fique com a aparência lascada. "Quando esmaltamos a unha por completo e não retiramos o excesso das pontas, o esmalte tende a lascar mais facilmente por causa do contato com água ou produtos higiênicos, como shampoo, ou de limpeza. Ao retirar a pontinha deixamos essa camada livre do contato e consequentemente o esmalte terá maior duração", explica.

Pontinha pode ser retirada durante ou após esmaltação

A retirada do excesso do esmalte na ponta das unhas é um procedimento simples, que pode ser feito durante ou após a esmaltação.É importante que logo após a aplicação da primeira camada do esmalte a pontinha já seja retirada, para que o produto não empelote quando a segunda cobertura for pincelada. O dedo polegar é o instrumento perfeito para o processo, por isso é necessário evitar que o produto acumule na área para não prejudicar a retirada da pontinha em outras unhas.

Para quem não possui um bom equilíbrio e tem medo de borrar a unha, a solução é esperar que o esmalte seque totalmente e usar um pedaço de algodão com removedor envolto no pau de laranjeira e pressioná-lo em movimentos suaves na borda da unha, até que a pontinha fique em evidência.

Pontinhas finas para visual delicado e grossas para unhas exuberantes

Quem deseja garantir que o esmalte dure mais retirando as pontinhas das unhas, mas com um visual mais discreto pode apostar no formato mais fino, sem deixar uma linha visível na unha. Para conseguir esse efeito, é necessário que o dedo polegar fique em posição vertical e seja passado em movimentos suáveis. Já para quem deseja um visual mais marcante, a dica é fazer as pontinhas um pouco mais grossas, posicionando o dedo na horizontal, com fricção mais forte.

Com as pontinhas retiradas, a esmaltação pode ganhar um acabamento com uso de top coat, extra brilho ou cobertura intensificadora da cor. No entanto, segundo a manicure assim que um desses produtos for aplicado na superfície do esmalte, a pontinha também precisa ser retirada. "Caso esse excesso não seja retirado corre o risco do esmalte soltar totalmente", afirma. Assim será possível manter o visual das unhas intacto até a próxima visita à manicure.