Lixas de unha: conheça diferentes tipos do item indispensável na necessaire feminina

Existem diferentes tipos de lixas de unhas, cada um com sua vantagem
Existem diferentes tipos de lixas de unhas, cada um com sua vantagem

Algumas mulheres ficam aterrorizadas só de pensar em quebrar as unhas, mas quando isso acontece, normalmente uma lixa pode resolver o problema em poucos segundos. O que muitos desconhecem é a variedade desse item indispensável a qualquer necessaire. É possível encontrar lixas em diferentes materiais e com finalidades distintas. O preço e a durabilidade desse utensílio também pode variar.

Lixas de areia ou de papelão

As lixas de areia são as mais comuns; normalmente, são as utilizadas pelas manicures nos salões de beleza, devido a sua facilidade de descarte. Quando utilizada em casa, deve também durar apenas por dois ou três usos. Elas são finas e ásperas e podem ser encontradas em diversas cores, embora a tonalidade parda seja a mais comum. Esse tipo de lixa é feita de papelão com grânulos de areia, e apresenta uma face áspera e outra mais lisa. A parte mais áspera é muito abrasiva e deve ser usada com cautela, para não encurtar demais as unhas.

Lixas de vidro

As lixas de vidro são mais difíceis de ser encontradas e são mais caras. Apesar do preço mais alto, elas apresentam uma maior durabilidade, a não ser que sofram quedas ou fortes impactos que quebrem o vidro. Esse tipo de lixa ainda é mais suave, ótimo para acabamentos.

Lixas de metal

Lixas de metal são feitas com placas de metal texturizadas e são as mais duradouras. Assim como a de vidro, é uma lixa mais suave, sendo ideal para acabamentos. Mas apesar da boa durabilidade, ela não pode ser molhada, caso contrário o metal pode acabar enferrujando.

Lixas polidoras

As lixas polidoras podem ser encontradas em vários formatos, os mais comuns são o formato tradicional e em bloco. A finalidade delas é deixar as unhas com a superfície lisa, sem ondulações, além de garantir um brilho extra a pontinha dos dedos. A textura desse tipo de lixa é diferente: elas são bem mais suaves, no entanto, é preciso ter cuidado para não usá-las excessivamente. O uso constante das lixas polidoras pode deixar as unhas fracas e quebradiças.

Além das lixas polidoras tradicionais, existem as lixas de diamante, que tem o mesmo propósito. Elas são comumente utilizadas na aplicação de unhas postiças, e possuem um lado pouco abrasivo, próprio para suavizar imperfeições.