Manchas brancas nas unhas: descubra as causas e como tratar

As unhas servem como um espelho para alertar sobre possíveis doenças
As unhas servem como um espelho para alertar sobre possíveis doenças

Unhas bonitas e saudáveis são o desejo de quase todas as mulheres, que buscam maneiras de estarem sempre com a aparência impecável. Mais do que a estética, as unhas têm função de proteger as pontas dos dedos das mãos e dos pés e ainda podem ajudar a dizer como anda a saúde.

As manchinhas brancas que muitas vezes aparecem e atrapalham a esmaltação podem representar uma alergia, indicar carência de ferro ou ácido fólico e até anemia.

"O surgimento de manchas nas unhas é causado por uma alteração no desenvolvimento de algumas células da matriz da unha", explicou a dermatologista Apolonia Sales. Por isso, a causa da aparência esbranquiçada precisa ser descoberta e tratada.

Manchas esbranquiçadas podem representar traumas ou carência de minerais

Qualquer tipo de mancha branca nas unhas é chamada de leuconíquia focal. Quando as marquinhas aparecem em pequenos pontinhos brancos, possivelmente foram causadas por traumas que passam desapercebidos, como pancadas no momento de empurrar a cutícula ou por alergias a esmaltes ou produtos, como detergente e sabão.

"Qualquer trauma, mesmo um microtrauma repetitivo pode levar ao aparecimento das manchas brancas. Por exemplo o uso da unha para abrir embalagens muito duras", explicou Apolonia Sales. Nesses casos, não exite muito o que fazer a não ser esperar que elas cresçam novamente, sempre tomando cuidado para manter as mãos e unhas hidratadas.

A dermatologista Renata Francersconi afirma que a forma como atividades cotidianas são realizadas podem interferir no aparecimento das manchas. "O ideal é evitar ser muito 'enérgico' com os utensílios de manicure e manter uma dieta balanceada", ensina a especialista.

A má alimentação também é uma das grandes inimigas das mãos bonitas. A falta de cálcio, zinco, silício, ácido fólico e vitamina B12 pode ser associada ao enfraquecimento das unhas e às manchas. A carência desses mineiras podem causar doenças como psoríase, micose e anemia, que terão sintomas revelados nas unhas, já que também podem afetar, por exemplo, a produção de queratina, material do qual elas são constituídas.

"As unhas são feitas de queratina e alterações no seu crescimento e aspecto podem indicar doenças relacionadas ao sistema respiratório, gástrico, endócrino e do sangue. As manchas brancas, especificamente, podem significar fungos nas unhas. Nestes casos, deve-se procurar um médico para avaliação", alerta a dermatologista Apolonia Sales.

Hidratação é a melhor maneira de manter unhas sempre bonitas

Como existem muitas causas para as persistentes manchinhas brancas, é importante procurar um médico para ter um diagnóstico correto. Algumas dicas, no entanto, podem ajudar a deixar as unhas sempre bonitas e hidratadas, evitando os traumas e os aspectos esbranquiçados.

Para a dermatologista Jomara Estefaneli, do Instituto da Pelle, é importante manter uma boa alimentação, repondo as vitaminas que podem interferir na saúde das unhas, e lembrar de sempre hidratá-las.

"Tirar bem o esmalte com removedor, não deixando nenhum resquício do mesmo, e passar um bom hidratante (como os à base de ureia) no dia anterior a fazê-las novamente", ensina a especialista, que alerta também para o uso de luvas para executar afazeres domésticos, assegurando que as mãos não ficarão em contato com produtos que podem causar alergias.

Por fim, a última dica é apostar no uso de nutribases que devolvam as vitaminas do complexo B para as unhas e, de quebra, criem uma camada de proteção nas pontas dos dedos - ajudando a amenizar os pequenos traumas causados pelas pancadas.