Manchas vermelhas na pele: veja o passo a passo para igualar o tom de pele com maquiagem

Saiba como esconder as manchas vermelhas com maquiagem seguindo o passo a passo de make (Foto: Instagram @freshlengths)

Surgiu uma mancha vermelha no rosto por causa de rosácea ou acne e você não sabe como esconder com maquiagem? Se precisa de dicas para driblar o problema, veio ao lugar certo! Separamos uma matéria inteirinha dedicada aos truques da make para cobrir manchinhas e vamos te ensinar o passo a passo para neutralizar o tom vermelho com corretivo, base e pó. 

Passo 1: faça a limpeza e hidratação do rosto

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Melissa Alatorre (@alatorreee) em

O primeiro passo de toda make começa pela limpeza e hidratação da pele - e nada de pular essa dupla de cuidados com o rosto, viu? Seguindo essa dica você melhora o acabamento da make e impede que os pigmentos dos produtos sujeirinhas presas na pele acabem entupindo os poros e provocando mais oleosidade. 

Passo 2: comece pelo corretivo nas manchas antes de aplicar a base

Sim, é hora de mudar um pouquinho a ordem das coisas: em vez de seguir o clássico "base primeiro, corretivo depois", quando se trata de esconder manchas vermelhas, o ideal é começar pelo corretivo exatamente onde estão as manchas.

Qual corretivo? se quiser usar o colorido, o corretivo verde é o mais indicado para anular a manchinha. Se não tiver um desses, basta optar pelo corretivo levemente mais claro e aplicar dando batidinhas usando a ponta dos dedos.

Passo 3: aplique uma base de alta cobertura com esponjinha

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline New York (@maybelline) em

Feito isso, é hora cobrir a pele com uma base exatamente no seu tom - e, de preferência, que seja de alta cobertura para esconder bem as manchas vermelhas. Aplique usando uma esponjinha umedecida, com cuidado na hora de cobrir as partes já com corretivo.

Aqui, por sinal, é hora de usar o corretivo no tom da sua pele para anular qualquer resquício de manchas vermelhas - caso ainda tenha - e, claro, para anular as olheiras e iluminar o rosto.

Passo 4: finalize a maquiagem com o pó translúcido

Agora, é hora de selar todos os produtos já aplicados na pele com o pó translúcido - ou compacto, caso você prefira essa versão do produto. Aplique usando um pincel grande e com cerdas finas para garantir um acabamento suave, depois, basta seguir a make normalmente fazendo contorno, make dos olhos e lábios.

Dica extra: cuidado com blush e cores na sombra e batom

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

De qualquer modo, vale a dica: na hora de seguir com a make, é importante ter atenção ao blush usado (onde será aplicado e cor), além de quais cores serão escolhidas para batom e sombra - especialmente caso o seu problema seja rosácea ou acne concentrada nas bochechas.

O indicado é não apostar nos tons de vermelho ou rosa muito intensos para não destacar as manchinhas e acabar valorizando demais seu aspecto. O truque é apostar no marrom e nude, porque eles judam a neutralizar a cor da pele criando um efeito de sombreamento no rosto. Que tal tentar?

Redação: Raquel Carletto

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.