Mãos em dia: truques para fazer o esmalte durar mais

Cuidados antes, durante e depois da aplica??o ajudam a fazer o esmalte durar mais

Unhas com cara de "vencidas" s?o uma realidade corriqueira e a correria da semana raramente deixa espa?o para uma passada no sal?o. O jeito ? cuidar do problema antes que apare?a e se munir de todas as estrat?gias poss?veis pra fazer o esmalte ficar no lugar por mais tempo. Os truques passam por todas as etapas, da prepara??o ao retoque r?pido, passando pela esmalta??o.

A culpa da pouca dura??o nem sempre vem da qualidade do esmalte. A raz?o pode estar na forma de aplica??o e at? no tipo de unha. Assim como a pele, a unha pode ser seca, mista ou oleosa e os dois extremos se d?o mal no quesito dura??o. "Unhas oleosas ou ressecadas demais n?o seguram o esmalte", conta Graci Muniz, manicure da equipe do Atelier das Unhas.

Antes de tudo

A primeira e mais importante das dicas ?: pague antes. Se escolher fazer a unha na manicure, aquela hora de tirar o dinheiro da bolsa pode acabar com todo o trabalho. J? para quem prefere fazer em casa, os cuidados come?am com o vidrinho do esmalte. Guarde-os na vertical em um lugar arejado, lembrando sempre de verificar se est?o bem fechados para n?o secar.

O ditado "panela velha ? que faz comida boa" definitivamente n?o se aplica neste assunto porque esmalte bom ? esmalte novo. Para ficar perfeito, ele precisa estar com uma textura bem fluida, igual a de quando voc? acabou de comprar. Misturar ?leo de banana ou removedor pode at? amolecer o l?quido mas tamb?m vai alterar a composi??o. Nessa hora a ?nica solu??o ? comprar um novo; o que n?o ? nenhum sacrif?cio para quem adora variar na cor.

Pontinhas lisas e unhas bem limpas , sem res?duos de produtos, ajudam na fixa??o. Para isso, lixe as unhas tomando o cuidado de se livrar daqueles restinhos acumulados e lave bem as m?os antes de come?ar. Um bom truque para verificar se n?o h? irregularidades ?, literalmente, arranhar um tecido e checar se as unhas v?o ficar presas em algum peda?o. Caso o teste d? positivo, volte a lixar a ?rea at? ficar perfeita.

Durante o processo

Para criar uma superf?cie mais aderente, n?o dispense a base que, al?m de proteger, tamb?m faz o esmalte durar mais. Al?m disso, n?o se apresse ou exagere: na hora de fazer as unhas, menos ? mais. Uma ?tima dica ? escolher um esmalte de longa dura??o, para que dure pelo menos uma semana inteirinha nas unhas, e ao passar, aposte no m?ximo em duas camadas. Quanto mais fina cada aplica??o, melhor. Outro trunfo ? a paci?ncia, j? que ? preciso esperar a primeira camada secar para passar a outra. Do contr?rio, o esmalte pode embolotar e fixar menos.

Finalize tirando o excesso de esmalte da pontinha das unhas. O mesmo pauzinho de laranjeira com algod?o usado para limpar as laterais, pode servir para corrigir a ?rea.

Depois de pronto

Top coat, extra brilho ou cobertura intensificadora de cor. Os nomes s?o v?rios mas a fun??o ? a mesma: dar aquele acabamento profissional ? unha, dizimar as inc?modas bolinhas e turbinar o tempo de dura??o do esmalte. Aplique logo depois que terminar e leve-o sempre na bolsa: "quando a unha lascar ou perder o brilho, ? s? aplicar mais uma camada", aconselha Graci. Depois de todo esse ritual, basta manter o cuidado com as m?os durante a semana evitando mexer com ?gua quente e usando sempre luva nos trabalhos dom?sticos.

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.