Maquiagem com base e corretivo: 3 coisas que você pode fazer usando só 2 produtos

Confira três formas de usar a base e o corretivo na maquiagem (Foto: Instagram @erinscottbeauty)
Confira três formas de usar a base e o corretivo na maquiagem (Foto: Instagram @erinscottbeauty)

Talvez você já tenha ouvido alguém dizer - ou você mesma disse - que fazer uma maquiagem completa dá muito trabalho e precisa de muitos produtos. Mas isso nem sempre é verdade. Se você gosta de fazer uma make bem caprichada, mas não quer ter que comprar vários produtos diferentes, dá para adaptar alguns deles para mais de uma função.

Por exemplo, sabia que apenas com a base e o corretivo você pode fazer várias coisas na maquiagem? Quer aprender a fazer uma make prática e completa usando apenas esses dois produtos? Então vem conferir 3 coisas que você pode fazer usando só corretivo e base, para deixar a maquiagem perfeita.

1- Fazer a cobertura perfeita da pele

Essa função é a mais comum para a base e o corretivo: deixar a pele perfeita antes de começar as outras etapas da maquiagem. A duplinha é ideal para cobrir olheiras, marquinhas e deixar a pele mais lisinha e bem homogênea. Para fazer a cobertura perfeita da pele, é indicado usar a base e o corretivo da cor da pele.

O tipo de produto usado vai depender da intensidade de cobertura que você busca para a sua maquiagem. Você pode optar por um acabamento mais leve ou de alta cobertura, dependendo da base que usar. Já o corretivo ajuda a disfarçar olheiras e pequenas imperfeições, o que garante que a pele fique bem lisinha.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Michelle Bagarra (@michellebagarra) em

2- Fazer o contorno do rosto

O contorno se popularizou muito de alguns anos para cá e não pode faltar em qualquer maquiagem. É ele que devolve as sombras naturais do rosto, depois de usar a base para preparar a pele. Embora existam paletas específicas para essa finalidade, você também pode usar uma base ou corretivo para fazer o contorno.

Para fazer isso, a dica é escolher um produto pelo menos dois tons mais escuros que a sua pele para contornar as partes do rosto que você quer dar mais profundidade. É só usar seu corretivo ou base escura para fazer o contorno das maçãs do rosto, testa, lateral do nariz e onde mais for necessário.

3- Definir partes iluminadas do rosto

Assim como o corretivo escuro pode ser usado para fazer o contorno da maquiagem, um corretivo dois tons mais claros que a cor da sua pele pode ser usado para iluminar o rosto. Ele é usado para destacar as partes altas, ou seja, mais iluminadas do rosto - como o queixo, o arco do nariz e a região ao acima das sobrancelhas.

Tanto a base como o corretivo podem ser usados para essa finalidade, independentemente de serem líquidas ou em pó. O corretivo é uma ótima opção para iluminar e contornar a maquiagem, devolvendo a luz e as sombras do rosto e conquistando um resultado mais natural.

Redação: Gabrielle Nunes