Maquiagem com bronzeador: dicas para usar o produto e conquistar uma pele radiante e luminosa sem aspecto artificial

Aprenda a usar o bronzeador para conseguir uma pele radiante e iluminada com aspecto natural
Aprenda a usar o bronzeador para conseguir uma pele radiante e iluminada com aspecto natural

A temporada primavera-verão acaba de começar e não há quem dispense um bom bronzeado durante os meses mais quentes do ano. No entanto, como os efeitos nocivos da radiação solar podem ser prejudiciais à pele, é fundamental não se expor ao sol sem a proteção, o que nem sempre garante o efeito dourado desejado. Para contornar o problema, a maquiagem é um excelente recurso para conquistar um visual radiante.

Efeito fica mais bonito com tonalidade levemente mais escura que a pele


Em entrevista à revista Allure, o maquiador Scott Barnes, responsável pela maquiagem de Jennifer Lopez, revelou todos os segredos que tornaram a artista reconhecida por sua beleza luminosa e ainda ensinou como reproduzir o mesmo efeito em cada tonalidade de pele. "A finalidade de usar o pó bronzeador é criar uma aparência naturalmente radiante e a melhor maneira para isso é escolher um tom levemente mais escuro que o rosto", explica.

Se o bronzer for muito escuro ou conter pigmentos cintilantes, o efeito pode ficar artificial. O profissional sugere evitar fórmulas mais avermelhadas e dar preferência àquelas com fundo amarelado. Uma tonalidade mais próxima ao bege, puxando discretamente para o dourado, é a ideal para as peles mais claras ou morenas, enquanto o tom mais próximo ao marrom com fundo quente é a opção certeira para as negras.

Pó bronzeador deve ser aplicado apenas no contorno do rosto


Ao criar o contorno do rosto, atenha-se apenas às extremidades, como a linha da raiz dos cabelos, as têmporas, o queixo e a mandíbula, além da marcação nas laterais da face. "Esqueça o topo do nariz. Aplicar o bronzeador ali, apenas acentua as olheiras", garante Barnes. Durante a aplicação, faça movimentos circulares com um pincel grande e redondo cerca de três vezes em cada área, e jamais espalhe o pó de forma contínua.

Finalize a produção iluminando alguns pontos estratégicos. "Use uma base ou um corretivo líquido com acabamento translúcido levemente mais claro do que o tom natural da pele para dar um efeito mais natural", sugere o maquiador. "Aplique uma pequena quantidade no topo do nariz, nas maçãs do rosto e acima das sobrancelhas - ou seja, os pontos mais altos da face - e esfume bem com os dedos".