Maquiagem com efeito matte ou glossy? Saiba quando escolher cada acabamento para a pele

Confira dicas para não errar na hora de escolher entre os acabamentos matte ou molhado para a pele
Confira dicas para não errar na hora de escolher entre os acabamentos matte ou molhado para a pele

Se a maquiagem matte tinha o posto absoluto de queridinha das mulheres, hoje o efeito molhado provou que chegou para ficar. A culpa é do caso de amor do universo da moda com os esportes e o visual fitness, usando a maquiagem como uma tradução da vida real. Porém, o visual iluminado pode não ser pra todas as ocasiões e é preciso ter cautela na hora de selecionar o acabamento ideal para a pele. Confira dicas e saiba quando escolher cada textura.

Textura glossy é perfeita para looks despojados e glamourosos

Se a vontade de adotar a nova tendência de beleza molhada não vai aguentar nem ao menos as temporadas de calor chegarem aqui no Brasil, vale adiantar o efeito glossy na pele para dar um toque iluminado em looks despojados. Seja para almoços informais, passeios de final de semana ou para curtir a noite acompanhada de amigas, o acabamento é perfeito para completar o visual mais descontraído e com uma pegada espotiva.

Porém, não é somente nos locais mais despojados que a beleza úmida está liberada. Seguindo o exemplo das celebridades que cruzam o tapete vermelho, a maquiagem com pele glossy pode surgir também como o centro das atenções em produções mais glamourosas, ocupando o espaço que até então era somente dos olhos e lábios. No entanto, é preciso contar com uma certa personalidade e irreverência para usar a textura, que pode valorizar ainda mais alguns defeitinhos do rosto. "Um acabamento glossy diz que você está confiante com a sua pele", explica o make-up artist Daniel Martin à revista Vogue.

Acabamento matte é ideal para eventos mais sofisticados

Já quando a ocasião pede um toque extra de sofisticação na maquiagem, o efeito matte continua sendo o queridinho dos maquiadores. Reuniões de trabalho, casamentos em estilos mais tradicionais e entrevistas de emprego são alguns desses eventos que dispensam o brilho da pele para dar destaque ao efeito mais sequinho e discreto.

Perfeito para compor os looks elegantes do inverno que se aproximam aqui no hemisfério sul, o acabamento matte ainda é uma ótima ideia para aqueles dias em que não poderá fazer tantos retoques na make, já que ajuda a fixar os demais produtos e evitar a oleosidade da pele. "Você não tem que se preocupar com retoques - uma vez que você fez, você está pronto", afirmou o maquiador Daniel Martin em entrevista à revista.

Misturar os dois acabamentos garante equilibrio para qualquer ocasião

Para as mais indecisas, que não conseguem escolher entre os acabamentos matte ou glossy para valorizar a pele, uma dica é misturar os dois efeitos em uma só produção. Com a pele já corrigida, o pó pode aparecer para matificar todo o rosto e em seguida o iluminador pode fazer o papel de dar o brilho extra em alguns pontos do rosto, como ponte do nariz, testa e queixo. A textura molhado pode surgir realçando também lábios e pálpebras, em versões mais discretas da make fresh da temporada.