Maquiagem de festa: quanto tempo demora para fazer? Veja as dicas para montar o look!

Descubra com que antecedência fazer a maquiagem para durar a noite inteira (Foto: Instagram @maybelline)
Descubra com que antecedência fazer a maquiagem para durar a noite inteira (Foto: Instagram @maybelline)

Quando surge um casamento ou formatura na agenda, a primeira preocupação de muitas mulheres é a maquiagem para o grande dia, né?! E se você já precisou se maquiar sozinha em casa para um desses eventos, provavelmente já pensou: "afinal, quanto tempo antes da festa devo fazer a maquiagem?". 

Para tirar essa dúvida e, de quebra, aprender a fazer uma make que dure bastante e fique intacta até o final da festa, nós podemos te ajudar. Continue lendo as dicas para fazer a produção durar o máximo possível sem ter pressa para se maquiar. Vem conferir!

Com que antecedência devo fazer a maquiagem?

O ideal é começar a fazer a maquiagem com bastante antecedência, para ter tempo de fazer a produção com calma e poder corrigir possíveis erros sem se desesperar. Mas, atenção: isso não significa que você precise fazer a make com muuuitas horas de antecedência e correr o risco dela não durar até o fim da festa, ok?

Planeje-se para cada uma das etapas - da preparação da pele até a finalização da maquiagem - e considere um tempo extra para os imprevistos. No geral, você deve precisar de no mínimo 40 minutos ou no máximo 1h para todo o processo.

Dica extra: um bom truque é treinar a make da festa com alguns dias de antecedência e cronometrar o tempo levado. Assim, você consegue saber quanto tempo separar para isso. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Katerina Williams (@katerinawilliamsxo) em

Como fazer a maquiagem durar até o fim da festa?

A maior preocupação na hora de fazer a maquiagem é que ela dure bastante e continue impecável até o fim do evento. Para isso, você pode seguir algumas dicas:

1- Capriche na preparação da pele: essa etapa é fundamental para a durabilidade da make. Limpe e hidrate bem o rosto e use um primer indicado para seu tipo de pele. Além de melhorar a fixação dos produtos, isso evita que eles craquelem com facilidade.

2- Aposte em uma base de longa duração: a base de longa duração é essencial para manter a sua pele lisinha e aveludada até o fim da festa. Lembrando que quem tem pele oleosa deve optar pelos produtos com cobertura matte.

3- Não esqueça do spray ou pó fixador para selar a pele: o pó facial pode ajudar a finalizar a maquiagem e garantir uma alta durabilidade. Você pode apostar no pó compacto da mesma cor da sua base ou usar um pó translúcido para conquistar um visual mais levinho. Além disso, o spray fixador também é uma opção prática e ótima para a tarefa!

4- Invista em uma máscara de cílios à prova d’água: essa dica é fundamental para quem é mais emotiva e corre o risco de chorar durante o casamento ou formatura. Assim, você evita que o produto escorra e borre sua make. 

5- Aposte em um batom de longa duração: o batom de longa duração é fundamental para quem pretende aproveitar as comidas e bebidas da festa. Ele te deixa livre para curtir bastante sem se preocupar em retocar o batom.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por YARIN SABAG | ISRAEL MODEL (@yarin_sabag) em

E se eu precisar retocar a make durante a festa?

Se você quer ser ainda mais prevenida, vale levar na bolsa alguns itens da maquiagem para garantir que o visual continue lindo até o final do evento. O batom é o produto mais básico, que cabe em qualquer bolsinha de festa, e é muito fácil de reaplicar. É só fazer uma visitinha ao banheiro para se certificar se é necessário retocar os lábios e deixar a make perfeita. 

Quem tem pele oleosa ou tem medo de suar durante a festa também pode levar o pó facial para ajudar a controlar o excesso de brilho. Assim, você mantém a pele sequinha e a maquiagem incrível até o fim da festa.

Redação: Gabrielle Nunes