Maquiagem de noiva: erros que podem acabar com o look para subir ao altar

Descubra quais são os 17 erros mais comuns na hora das noivas se maquiarem e as dicas para não cometê-los no grande dia
Descubra quais são os 17 erros mais comuns na hora das noivas se maquiarem e as dicas para não cometê-los no grande dia

É chegado o grande dia: após meses e meses planejando e preparando todos os detalhes para uma das datas mais especiais na vida de uma mulher, a noiva prepara-se para ser o centro das atenções durante a cerimônia que marcará a fase de uma nova etapa de vida. É certo que o vestido e o buquê são um dos maiores protagonistas da ocasião. Porém, outro detalhe que, provavelmente, nunca passará despercebido ao olhar dos convidados é a maquiagem da noiva.

Toda mulher quer ficar linda e radiante aos olhos de seu futuro marido, familiares e outros presentes na festa, além de, é claro, estar impecável nos cliques que eternizarão no álbum de fotografias esse momento tão especial. No entanto, não é difícil encontrar, por aí, algumas noivas que erraram feio na escolha da make e exibiram maquiagens um tanto quanto questionáveis. Para não ocorrer o mesmo com você, confira os erros mais frequentes que NÃO devem ser cometidos no grande dia, caso você deseje que tudo ocorra perfeitamente:

1) Descartar produtos à prova d'água

Sim, apesar de parecer óbvio, não são poucas as noivas que esquecem de substituir os produtos comuns pelos resistentes à água. Não há como evitar: noivas choram, se emocionam, abraçam, beijam e dançam empolgadamente durante a festa. Portanto, as chances de borrar a maquiagem com lágrimas e suor é grande (afinal, quem nunca viu uma noiva com os olhos manchados de preto?). Para evitar que a maquiagem derreta durante o grande dia, não abra mão da máscara para cílios, lápis, sombra e até a cola dos cílios postiços (se você for usar) à prova d'água. Também é recomendado optar por um batom de longa duração para que você não se preocupe em perder o charme e o frescor no decorrer da festa.

2) Abusar do pó e do corretivo

Se você quiser estar com a pele impecável no grande dia, comece um tratamento dermatológico meses antes da cerimônia. Não adianta querer esconder manchas, espinhas e outras irregularidades na pele no dia do casamento com várias camadas de make: isso só vai fazer com que você exagere na quantidade de maquiagem e acabe com uma aparência completamente artificial. Além disso, aplicar muito pó, base e corretivo é um atestado para o desastre: ao abraçar outras pessoas ou até tocar o rosto constantemente, você pode acabar borrando a maquiagem e, ainda, manchando sua própria roupa (que, provavelmente, será branca).

3) Redesenhar a sobrancelha

Uma das principais gafes de maquiagem cometida por muitas noivas é tentar redesenhar as sobrancelhas, preenchendo, alongando, engrossando ou afinando os pêlos com sombra ou lápis. Deixar as sobrancelhas com um formato diferente do natural pode ficar falso e, ainda, te deixar com uma expressão exagerada, parecendo outra pessoa. Caso deseje mudar o formato delas, agende uma ida à esteticista com certa antecedência. Assim, você, seu noivo e seus amigos terão tempo para se acostumar com o novo formato.

4) Usar sombra branca

Há uma certa tendência tentadora das noivas em usar sombra branca. Afinal: além de iluminar o olhar, a cor combina com o vestido, certo? Errado. Usar sombra branca nas pálpebras ou abaixo das sobrancelhas não irá abrir os olhos e ficará completamente desarmônico (ainda mais se o tom da sua pele tender para o bronzeado ou amarelado). Existem outras técnicas para dar profundidade ao olhar sem ter, necessariamente, que fazer uso da sombra branca. Apostar em um lápis bege na linha d'água e iluminadores perolados ou dourados no canto interno dos olhos são alguns dos vários truques de make para isso.

5) Carregar no blush

Já diria o ditado: tudo o que é demais enjoa (e faz mal). É claro que um bom blush para espantar a palidez e dar aquele ar de saúde é incrível - ele não só pode, como deve ser usado no tão esperado dia do casamento. Porém, é preciso tomar muito cuidado: há uma linha muito tênue entre o destacado e o excessivo. Por isso, atenção ao aplicar o produto. O blush ideal é aquele que dá apenas um toque de cor à make, bem suave e acabamento aveludado.

6) Deixar para decidir a make em cima da hora

Mais uma vez: antecipação é tudo. Você acertaria com um buffet sem provar alguns de seus quitutes? Contrataria um fotógrafo sem ver uma prévia de seu material? A maquiagem da noiva é um acessório tão importante e valioso quanto o véu e o buquê. Deixa-la para segundo plano é uma decisão arriscada, que pode colocar todo o seu astral em jogo no grande dia. Assim, comece a pensar na make logo após decidir qual vestido irá usar e agende um teste de maquiagem com certa antecedência. Desse modo, o look como um todo vai sendo composto ao mesmo tempo, deixando o resultado final ainda mais bonito e harmonioso (além de poupar surpresas desagradáveis no dia da festa).

7) Ignorar o próprio estilo

É comum pensarmos que a noiva deve passar uma imagem de feminilidade, romantismo e delicadeza. Mas saiba que essa é uma das principais causas de alguns desastres de maquiagem. Essa não é a hora de apostar em um olho escuro dramático se você nunca usa make, colocar um batom vermelho se você é básica ou, ainda, tentar um look suave e discreto se você faz o estilo mais ousado. O noivo decidiu se casar com você pelo que você é e quer ver você no grande dia, não outra pessoa. A noiva deve usar a maquiagem para dar uma versão melhor de si mesma e simplesmente acentuar seus traços, não fugir do própria personalidade e assumir outra identidade.

8) Desrespeitar seu biotipo

Pesquise imagens de mulheres maquiadas que tenham um biotipo parecido com o seu e vá atrás de um especialista. Vale a pena dedicar algum tempo para descobrir os tons de cor que mais combinam com o seu tipo de pele e cabelo. Para as morenas, não é recomendado nada muito claro ou rosado, enquanto as loiras devem evitar os tons avermelhados e acobreados.

9) Não levar o horário da cerimônia em consideração

Não adequar a maquiagem ao horário em que se passará a cerimônia é um erro grave e muito comum. Se o casamento for ocorrer à noite, looks mais ousados, sofisticados e com um toque de brilho são uma ótima escolha. Caso ocorra pela manhã ou ar livre, o visual pede uma maquiagem mais leve e suave (não se esqueça do filtro solar para evitar possíveis vermelhidões e queimaduras), mas nem por isso menos charmosa.

10) Esquecer o resto do corpo

Caso o seu vestido seja tomara que caia, frente única, um ombro só, decotado, com alças ou outros modelos que deixem à mostra braços, costas, seios e qualquer outra parte do corpo, não se esqueça de usar maquiagem também nessas áreas em hipótese alguma. Isso não significa aplicar camadas espessas de base, autobronzeador ou outro produto parecido. Mas investir em um hidratante corporal com pigmentação ou uma base mesclada a iluminador pode prevenir uma diferença muito grande de tons entre a pele do seu rosto e a do corpo.

11) Não ter um kit para retocar a maquiagem

O dia do casamento é longo: além da comum sessão de fotos antes de entrar na igreja, a noiva deve estar impecável na cerimônia, durante a festa e, é claro, na noite de núpcias. Caso não possa levar o maquiador a tiracolo, não deixe de preparar um kit de emergência (que deve incluir tudo o que foi usado na primeira aplicação de make) e deixe com alguém de confiança que estará sempre ao seu lado. Assim, você pode retocar a maquiagem e consertar rapidamente qualquer falha.

12) Usar cílios postiços pela primeira vez

Como já foi dito: não é hora de experimentar maquiagens que você nunca usou antes e desconhece o resultado. Você pode se sentir extremamente desconfortável durante a festa e ficar com um visual que não te agrade tanto no futuro, quando ver as fotos. Hoje em dia há rímeis incríveis que alongam e dão volume aos cílios, além dos cílios postiços individuais, que são bem mais fáceis de colocar e tem um efeito mais sutil.

13) Maquiagem natural (até demais)

Uma maquiagem natural não é sinônimo de invisível. Essa não é a hora de apostar no look estilo "cara lavada". A ideia desse tipo de make é válida: apenas realçar os pontos positivos. Porém, a maquiagem minimalista pode dar a impressão de que a noiva está pálida e sem cor - um efeito não muito bacana para esse dia e que não combina em nada com fotos e flashes. A noiva precisa deixar claro que planejou e está preparada para um dos momentos mais importantes da sua vida (e isso é perceptível, também, com a maquiagem que foi escolhida para a ocasião).

14) Abusar das cores

Evite misturar muitas cores contrastantes em uma mesma make. Ao contrário da moda, que é passageira, suas fotos ficarão visíveis em um álbum por muito tempo e apostar em uma maquiagem completamente colorida ou brilhosa pode ser uma má ideia. Por mais descontraído que possa ser, o casamento é tido como um evento tradicional e requer tons mais clássicos. Caso queira dar um pouco de cor e vida à make, aposte em tons harmônicos entre si e esfumace bem, para que o resultado saia bonito e sofisticado.

15) Ignorar o primer e um bom acabamento

A maquiagem perfeita possui alguns truques que devem ser utilizados no início e no fim de cada produção. Usar um bom primer antes de aplicar os produtos para a pele pode fazer com que a make dure mais tempo, além de amenizar irregularidades e pequenas imperfeições do rosto. Utilize um fosco para um aspecto aveludado. O acabamento também deve ser muito bem pensado e feito com cuidado. Hoje em dia, com as fotos de alta definição, os detalhes da maquiagem ficam bastante visíveis e alguns defeitinhos mínimos podem ficar evidentes e serem notados. Aposte em um pó translúcido como acabamento - ele irá eliminar qualquer oleosidade ou brilho indesejado instantaneamente.

16) Usar lápis de boca bem marcado

O lápis de boca pode ser um ótimo artifício para conquistar lábios perfeitos e fazer o batom durar por muito mais tempo. Porém, é preciso tomar muito cuidado com essa ferramenta de make: o tom deve ser exatamente da mesma cor do batom. Se for mais escuro, pode envelhecer a sua fisionomia; se for mais claro, pode aumentar o volume dos seus lábios (o que é indesejado para várias mulheres), além de resultar em um efeito estranho e teatral.

17) Maquiagem carregada

Não é porque este é o seu grande dia que você deve exagerar em tudo. Escolha um ponto da face para valorizar e tente equilibra-lo com o resto do rosto. Por exemplo: olhos muito pretos pedem uma boca mais discreta e vice-versa. Dessa forma, a maquiagem não ficará muito pesada e você tem grandes chances de arrasar nessa data tão especial.