Maquiagem de noiva: porque é importante testar a make antes do "grande dia"

O teste de maquiagem é importante para elaborar a make desejada para o dia do casamento e experimentar opções de estilos e acabamentos
O teste de maquiagem é importante para elaborar a make desejada para o dia do casamento e experimentar opções de estilos e acabamentos

Muitas noivas começam a preparar o casamento com anos de antecedência. Além da cerimônia e a escolha do vestido, maquiagem e cabelo precisam ser pensados algumas semanas antes para garantir o visual dos sonhos no "grande dia". De acordo com o maquiador Guilherme Camilo, esse planejamento começa pelo menos um ano antes, quando a noiva entra em contato com um profissional de beleza e começa a buscar inspirações de estilo : "fazer o teste de maquiagem é ideal para tratar a emoção da mulher, a expectativa, ela viver esse momento dela. Além disso, é o ideal para acertar a intenção da noiva, suas referências", explicou.

Teste de maquiagem deve ser feito com um mês de antecedência

Para uma make mais elaborada, o ideal é procurar um maquiador para ajudar na transformação. Para a consultora de estilo especializada em noivas, Luana Zabot um mês é o período ideal para fazer o teste de maquiagem e cabelos porque é o momento em que existem menos chances de transformações inesperadas, como diferenças na cor da pele e no tamanho das madeixas. Guilherme Camilo aconselha o mesmo período, pois nessas semanas que antecedem o casamento, tudo já está decidido sobre vestido, acessórios e véu, e caberá a um profissional aliar o desejo da noiva com seu perfil e adequar a maquiagem às características de seu rosto.

Para escolher a maquiagem do grande dia, é preciso aliar o visual desejado pela noiva com seu perfil. O segredo, é entender a personalidade de quem subirá ao altar. "Costumo perguntar: 'como você seduziu seu marido?', com isso podemos trabalhar a identidade, a expectativa do casamento. Dá para saber se o estilo será sexy ou mais romântica, por exemplo. O visual para o casamento é feito com poucas cores, e pode ir de um look mais simples, apenas com pontos de luz no rosto, até algo mais sofisticado que a make nude, como um esfumado, vai depender da noiva", contou o maquiador.

Momento é propício para experimentar novos tipos de maquiagem

Esse momento também funciona para testar novidades na make, como os cílios postiços que, segundo Guilherme, estão entre os artifícios a maioria das mulheres nunca usou antes da cerimônia. Ele conta que a maioria de suas clientes mudam completamente de ideia sobre o acessório: "geralmente eles são descritos como 'grandes e pesados' e depois de usá-los as clientes passar a adorar e investir para outras ocasiões".

Esse também é o momento para avaliar correções para manchas e acne, que devem ser combatidas com antecedência: "assim que entro em contato com a noiva costumo conversar sobre cuidados de pele. Quanto mais saudável a pele, menos maquiagem precisará". Luana Zabot faz coro com Guilherme: "o segredo de uma maquiagem linda é ter uma pele boa", revelou.