Maquiagem gráfica: tendência da década de 1960 volta modernizada

Além do clássico traçado gatinho, Jean Pierre Braganza inovou com dois riscos na pálpebra inferior na temporada outono-inverno 2014 da semana de moda de Londres
Além do clássico traçado gatinho, Jean Pierre Braganza inovou com dois riscos na pálpebra inferior na temporada outono-inverno 2014 da semana de moda de Londres
A beleza de Hervé Leger, durante a temporada outono-inverno 2014 da Semana de Moda de Nova York, contou com dois traços de delineador, que se uniam no canto externo dos olhos
A beleza de Hervé Leger, durante a temporada outono-inverno 2014 da Semana de Moda de Nova York, contou com dois traços de delineador, que se uniam no canto externo dos olhos
A sombra dourada colorindo as pálpebras serviu como complemento ao delineador que marcou o côncavo dos olhos das modelos de Emilio de la Morena, no desfile de outono-inverno 2014 na London Fashion Week
A sombra dourada colorindo as pálpebras serviu como complemento ao delineador que marcou o côncavo dos olhos das modelos de Emilio de la Morena, no desfile de outono-inverno 2014 na London Fashion Week
O traçado do delineador de Eudon Choi, na temporada outono-inverno 2014 da semana de moda de Londres, se alongou para formar o estilo gráfico
O traçado do delineador de Eudon Choi, na temporada outono-inverno 2014 da semana de moda de Londres, se alongou para formar o estilo gráfico
Os dois traços alongados de delineador na beleza da Salinas, na temporada primavera-verão 2015 do Fashion Rio, foram inspirados na ideia de um pássaro
Os dois traços alongados de delineador na beleza da Salinas, na temporada primavera-verão 2015 do Fashion Rio, foram inspirados na ideia de um pássaro
O desenho de um triângulo no canto externo dos olhos das modelos foi o responsável pelo estilo gráfico da maquiagem de Anthony Vacarello, na  temporada primavera-verão 2014 da Semana de Moda de Paris
O desenho de um triângulo no canto externo dos olhos das modelos foi o responsável pelo estilo gráfico da maquiagem de Anthony Vacarello, na temporada primavera-verão 2014 da Semana de Moda de Paris
A maquiagem gráfica de Holly Fulton, na temporada outono-inverno 2014 na semana de moda de Londres, teve como diferencial a cor laranja metalizado do delineador
A maquiagem gráfica de Holly Fulton, na temporada outono-inverno 2014 na semana de moda de Londres, teve como diferencial a cor laranja metalizado do delineador
O azul marcando o côncavo quebrou a monotonia da maquiagem de Osman, na temporada outono-inverno 2014 da Semana de Moda de Londres
O azul marcando o côncavo quebrou a monotonia da maquiagem de Osman, na temporada outono-inverno 2014 da Semana de Moda de Londres
O delineador contornava todo o formato dos olhos das modelos no desfile de Stella McCartney na temporada primavera-verão 2014 da Semana de Moda de Paris
O delineador contornava todo o formato dos olhos das modelos no desfile de Stella McCartney na temporada primavera-verão 2014 da Semana de Moda de Paris
A maquiagem gráfica de Temperley London, na temporada primavera-verão 2014 da Semana de Moda de Londres foi criada a partir do delineador azul
A maquiagem gráfica de Temperley London, na temporada primavera-verão 2014 da Semana de Moda de Londres foi criada a partir do delineador azul

A maquiagem gráfica surgiu na década de 1960, a partir da união entre o grafismo e as cores fortes da Pop Art. Uma das principais precursoras da tendência foi a modelo Twiggy, que costumava usar os olhos bem marcados e realçados por traços geométricos bem delineados e com muitos cílios postiços. O estilo volta com força para os dias de hoje, em maquiagens com olhos poderosos, ideais para quem quer experimentar uma make moderna.

Cores marcantes quebram a monotonia

Para criar uma nova interpretação para o estilo, invista em côncavos bem marcados por traços de sombra colorida, que têm a função de deixar os olhos bem desenhados. Brinque com as cores para criar misturas harmoniosas: tons marcantes como azul, roxo, rosa e laranja quebram a monotonia dos esfumados escuros, além de fugirem do minimalismo. Quem preferir pode usar uma sombra perolada para pintar a pálpebra.

Outra ideia da maquiagem gráfica é brincar com os diferentes traços de delineador, desenhando-o em diversas áreas dos olhos. A distância entre os traços cria a sensação de levantar a pálpebra, e dá a impressão de que os olhos estão mais abertos.

Destaque deve ser deixado apenas para os olhos

Por ter base na maquiagem artística, a maquiagem gráfica é ideal para festas e grandes eventos, pois chama a atenção pelo efeito ousado e criativo. E, mesmo sendo uma releitura da moda dos anos 1960, o resultado final é moderno. Para dar ainda mais destaque aos olhos, aposte em cílios postiços e muitas camadas de máscara. O lápis preto garante mais profundidade ao olhar, e o dourado é uma alternativa para quem quer investir no ar retrô.

Como os olhos são o principal destaque deste tipo de maquiagem, deixe as outras regiões do rosto mais discretas. Prepare a pele com corretivo, base e pó matificante, para deixá-la com acabamento uniforme, e fuja dos iluminadores. Nas têmporas, aplique um blush em tom de pêssego suave apenas para definir os ângulos e criar profundidade, além de garantir o ar de rosto saudável. Para os lábios, aposte no gloss transparente ou no batom nude.