Inspirada no estilo dos anos 1980, a maquiagem metalizada é uma forte tendência das passarelas, e, quando usada do jeito certo, pode deixar qualquer look mais interessante. Mas, mesmo estando em alta, muita gente prefere deixar o brilho de lado por medo de errar a mão e acabar com uma produção exagerada e uma make que não funciona. Pensando nisso, separamos alguns "tons coringa" para quem quer começar a tentar o efeito, e a melhor maneira de usá-los na hora de fazer a maquiagem. Confira e aprenda!
Make iluminada é tendência nas passarelas
Nos desfiles de Primavera-Verão 2016 e Outono-Inverno 2016 e 2017, o efeito metalizado foi um dos destaques das produções de maquiagem. Nas grifes Elie Saab, Maison Margiela e Diane Von Furstenberg, por exemplo, o detalhe apareceu, principalmente, nas sombras - em tons mais fechados e neutros na primeira, e com mais cores e traços mais ousados nas outras duas -, combinadas com batons mais claros e nudes. Já com a grife italiana Prada, a tendência surgiu mais marcante com o batom verde metalizado nos lábios das modelos.
Comece pelos detalhes antes de tentar produções mais elaboradas
A principal dica para quem tem medo de arriscar a tendência é começar devagar. Invista em algo mais simples, como trocar o tradicional delineador preto por um delineado prata ou, ainda, combinando um batom metalizado de cor clara com uma maquiagem mais matte. Quando a segurança aumentar, não é necessário restringir o brilho a apenas um detalhe da produção. É possível apostar no efeito metalizado em mais partes da make - como nos olhos e na marcação da pálpebra, por exemplo. Para não errar, o grande truque é ter equilíbrio e aprender a identificar as cores que funcionam juntas.
Tons de rosé metalizado são os mais democráticos
Por ser uma cor que consegue ser quente e fria ao mesmo tempo, o rosé combina com todos os tons de pele e cai bem em qualquer ocasião - de uma produção mais simples para o dia a algo mais elaborado para eventos, por exemplo. É uma boa opção de cor para marcar a maçã do rosto, usar nas pálpebras, no batom ou, até mesmo, para contornar os lábios e deixá-los mais preenchidos - uma boa dica para quem gosta do efeito de boca mais destacada.
Invista no prata para conseguir uma maquiagem mais fresh
As cores prateadas devem ser a principal escolha de quem quer deixar a maquiagem com uma aparência mais fresca. Uma dica é usá-la nos cantos internos dos olhos para conseguir um olhar mais iluminado ou no lugar do delineador preto para uma produção mais diferente. Para quem está começando a investir nas makes mais brilhosas agora, a dica para ter coragem de apostar no delineado prata é fazer uma linha bem fina, apenas para dar mais luminosidade ao contorno dos olhos.
Tons dourados deixam as maquiagens para noite mais marcantes
Para substituir o esfumado tradicional com sombra marrom nos olhos, uma boa dica é apostar em algumas nuances de dourado. Outro modo de usar a cor para seguir a tendência é aplicando um pouco da sombra dourada no centro dos lábios para deixar o batom comum com uma pegada mais metalizada ou, ainda, colorindo toda a pálpebra. A dica é uma boa opção para quem gosta de visuais mais marcantes nos looks para noite.
Tons acobreados são ideais para pele morena e negra
Por ser uma cor mais quente, o cobre é ideal para ser usado por quem tem pele morena ou negra, principalmente para dar o efeito de olhar mais marcante. Para conseguir um bom resultado e uma maior pigmentação, a dica é juntar o acobreado com uma sombra creme e misturar com os dedos.