Maquiagem na praia, pode? Conheça os cuidados necessários para se expor ao sol com make

Pode ou não usar maquiagem na praia? Descubra nessa matéria! (Foto: Instagram @freshlengths)
Pode ou não usar maquiagem na praia? Descubra nessa matéria! (Foto: Instagram @freshlengths)

Se você faz parte do grupo de mulheres que não sai de casa sem maquiagem, é provável que não abra mão dos produtinhos de make também nos dias de praia, né? 

Se você planeja viajar para a praia nesse verão ou apenas curtir o sol nos fins de semana, é importante saber os cuidados que você precisa ter com a pele ao se expor ao sol. Então, vem conferir essas dicas que a gente separou para você aproveitar a estação do calor e continuar linda e maquiada.

Afinal, maquiagem na praia, pode ou não?

Poder pode, mas é importante lembrar que com ou sem maquiagem é importante proteger a pele contra a ação nociva do sol. Por isso, antes de fazer a make para ir à praia, não se esqueça de usar um protetor solar com fator de proteção 30 ou superior. As maquiagens com proteção solar também são uma boa opção para os dias de praia.

Mas lembre-se que elas não dispensam o uso do protetor, tá? Isso acontece porque as makes costumam ter FPS mais baixo e não protegem totalmente o rosto. Então, é importante continuar usando o protetor solar específico para o rosto.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Christina Nadin (@christinanadin) em

Aprenda a fazer a make para a praia

Se você decidir manter a maquiagem para ir à praia, o melhor a fazer é escolher um visual mais natural e com a pele bem levinha. Isso porque você provavelmente vai suar, além de mergulhar no mar. Em vez de usar a base em todo o rosto, prefira apenas o corretivo para disfarçar as olheiras e outras marquinhas na pele. Se você não abre mão da base, experimente substituí-la pelo protetor solar com cor.

Também é uma boa ideia deixar o pó compacto de lado. Para os olhos, pule a sombra e o delineador - que podem borrar com facilidade - e prefira as máscaras para cílios à prova d’água. Para a boca, prefira batons em cores mais claras e, sempre que possível, use um protetor labial com proteção solar por cima.

O que evitar na make quando for à praia?

O principal é evitar as maquiagens muito pesadas, que podem acabar derretendo com o calor do sol. Além disso, a cobertura total da pele pode obstruir os poros, então é melhor optar por uma cobertura mais suave. Por isso, deixe aquela base incrível com altíssima cobertura para a noite e evite o pó compacto.

Nos olhos, o ideal é usar o mínimo possível de maquiagem. Deixe as sombras de lado - principalmente as mais escuras - já que elas podem borrar na hora do mergulho. Também evite os batons muito escuros. O verão tem tudo a ver com as cores mais claras - principalmente se o batom for bem hidratante.

Redação: Gabrielle Nunes