Maquiagem para fotos: 6 dicas para aprender a usar os produtos da maneira certa e sair sempre linda nos cliques

Uma pele bem corrigida e um rosto contornado são ótimos passos para quem quer sair bem nas fotos
Confira onde aplicar a base, o corretivo e, por fim, o pó para conseguir uma pele perfeita
Construa o olhar perfeito com uma sombra neutra, uma mais escura e uma que seja iluminadora
Confira onde aplicar cada produto de contorno para sair linda nas fotos
Uma pele bem corrigida e um rosto contornado são ótimos passos para quem quer sair bem nas fotos

Que mulher nunca experimentou a sensação de se achar linda no espelho, mas não conseguir tirar nenhuma foto que agrade? Isso porque o olho humano vê de uma forma diferente do que a lente de uma câmera e o flash imprime na foto uma luz que faz saltar algumas características que podem não ser tão perceptíveis a olho nu. Isso mostra que é preciso adequar a maquiagem para que ela fique boa para ambas as situações. Quem dá as dicas é o top maquiador Regan Rabanal. Confira e arrase na próxima vez que for dizer 'xis'.

1 - Pele perfeita e matte garante bons cliques

O primeiro passo para uma foto perfeita é usar o trio básico que toda mulher conhece (corretivo, base e pó) para nivelar a cor da pele, apagar manchinhas ou olheiras e garantir que o rosto não vai ficar com um brilho indesejado.

Base e corretivo: "Aplique sua base primeiro e depois passe corretivo nas áreas problemáticas que ainda se destacam. Normalmente as melhores áreas para corrigir são são em torno das narinas, na área rasa debaixo do olho e em quaisquer linhas de riso. Use uma quantidade mínima de corretivo e espalhe bem", ensina Regan enentrevista ao site BuzzFeed.

Pó: "espalhe o pó suavemente no centro da testa, na parte do meio do nariz e no seu queixo. Aplique ele como um passo final porque aí você pode ver onde realmente precisa. Isso vai remover o excesso de brilho", diz o maquiador.

2 - Sobrancelhas são fundamentais para um olhar poderoso nas fotos

Segundo Regan Rabanal, as sobrancelhas adicionam estrutura aos olhos e por isso elas precisam estar preenchidas para sair bem na foto: "preencha de forma natural, ela deve ter dimensão e não parecer muito desenhada ou opaca. Comece da parte de dentro e preencha com movimentos de baixo para cima, isso vai dar um efeito de ombrê que fica natural, tanto na vida real quanto nas fotos", garante o profissional.

3 - Maquiador ensina sua fórmula perfeita para os olhos

Fazer os olhos ficarem mais abertos e brilhantes nas fotos é uma tarefa para as sombras. Regan Rabanal indica o uso de um trio simples, com um tom neutro, um escuro e um que seja iluminador. O tom neutro deve ser passado em toda a pálpebra superior, para criar uma base e apagar qualquer manchinha ou vermelhidão. Depois disso use a sombra mais escura para marcar o côncavo dando dimensão ao olho: quem tem essa área mais plana que o geral, pode usar o pigmento mais intenso na parte externa do olho que o resultado será o mesmo. No fim basta aplicar a sombra iluminadora no cantinho interno das pálpebras e logo abaixo das sobrancelhas - detalhe que vai fazer o olhar ganhar ainda mais beleza.

4 - Delineador é um truque de beleza que define o olhar

O formato gatinho pode ser um clássico, mas o delineador já faz um grande trabalho só de ser passado rente aos cílios superiores. "Aplique uma linha fininha bem perto dos cílios. Quanto mais perto e fino, melhor!", aconselha o maquiador. Isso vai deixar o olhar definido e depois é só adicionar um pouco de criatividade se quiser: "comece com o formato clássico e depois incorpore um pouco da sua personalidade", diz.

5 - Técnica de contorno deixa o rosto mais bonito nas fotos

Se a ideia é ficar gata para as câmeras, o contorno é a solução ideal: o iluminador vai agir como um filtro natural, o bronzer define a estrutura óssea do rosto e o blush dá dimensão às bochechas. Para esse momento, Regan tem uma dica pouco utilizada: "gosto muito de usar um pincel do tipo vassourinha para aplicar bronzer e blush porque é uma aplicação gradual", diz. Na montagem da galeria você confere onde deve aplicar cada um desses produtos para conseguir o resultado perfeito.

6 - Finalize com um batom bem aplicado para manter a make incrível

A única preocupação que é preciso ter em relação aos lábios e às fotos é a forma como o batom vai ser aplicado: "nas fotos é importante ter uma boca bem executada, que seja balanceada, saturada e simétrica", diz o maquiador Regan Rabanal. Fora isso, abuse da sua cor preferida em um tom que combine com o que já foi usado no olho.