Por causa do tom avermelhado dos cabelos e da pele com sardas, no caso das ruivinhas naturais, harmonizar as cores da maquiagem nem sempre é tarefa fácil. Uma das maiores dúvidas é sobre a cor do batom, mas outros detalhes da make também pedem uma atenção a mais daquelas que não querem acabar carregando o visual. Pensando nisso, o "Tudo Sobre Make" preparou uma matéria especial com dicas infalíveis e uma galeria de inspirações para as donas de madeixas cor de fogo - sejam elas naturais ou artificiais. Confira!
Ruivas naturais podem apostar em acabamento leve ou cobertura completa das sardas
Além dos cabelos puxados para um tom de vermelho alaranjado, a pele com sardas é uma das características mais marcantes nas ruivas naturais. Para essas, existem duas opções de acabamento para preparar o rosto antes da make: o bb cream ou base de cobertura média são ideais para as que só desejam cobrir as pequenas imperfeições e conservar as pintinhas, que podem ser ainda mais valorizadas com a ajuda de uma sombra ou lápis marrom; enquanto as de cobertura alta são perfeitas para aquelas que preferem esconder as sardinhas, combinada com corretivo diretamente nas manchinhas e pó compacto - mas tudo sem exagero para evitar aquele desagradável aspecto acinzentado e artificial.
Na hora de aplicar o blush, a dica é fugir dos mais rosados e apostar nos tons de pêssego e bronze para que o aspecto avermelhado da região não acabe realçado. Outra dica é investir em técnicas de iluminação, como o strobing, para realçar ainda mais a pele clarinha.
Make de olhos deve ser valorizada
Por incrível que pareça, os cabelos avermelhados ficam bem com sombras das mais variadas cores - basta levar em consideração o seu estilo. Os tons terrosos, do marrom ao acobreado, são perfeitos para quem prefere looks básicos e neutros, mas as mais ousadas e moderninhas também podem apostar na sombra lilás, azul e, principalmente, verde - cor que complementa o vermelho no círculo cromático e garante um visual harmonioso.
Além das sombras, outra dica importante para as ruivas é caprichar na máscara de cílios para que os olhos não fiquem muito apagados em contraste com as madeixas de cor marcante. Para uma make mais dramática e dark, também vale marcar o contorno da região com lápis preto e delineador, arrematando com um batom mais discreto para não correr o risco de errar a mão. Já para garantir um visual mais fresh, uma boa maneira de valorizar a produção é iluminando o cantinho interno dos olhos com sombras mais claras ou metalizadas.
Lápis ou sombra para reforçar as sobrancelhas
Assim como os olhos, a sobrancelha também pode ser valorizada na maquiagem para que o resultado final da make fique perfeito. As ruivas naturais costumam ter esses fios acima dos olhos bem mais clarinhos, então vale contar com a ajudinha de um lápis acinzentado ou marrom claro para reforçar a região; já para as que passaram pelo processo de coloração, a dica é aplicar um pouquinho de sombra laranja ou marrom na região para deixá-la próxima à cor dos cabelos.
Do nude ao vibrante, ruivas podem apostar em várias cores de batom
Assim como acontece com as sombras, engana-se quem pensa que as ruivas estão restritas à pouquíssimas cores de batom: vale quase tudo para elas, inclusive as tonalidades mais marcantes.
Os nudes de fundo rosado e amarronzado são perfeitos para quem quer realçar os lábios de maneira discreta e elegante, enquanto os alaranjados mais fechados, vermelhos e vinhos garantem um visual sensual e cheio de personalidade com o efeito "tom sobre tom". O rosa e roxo também podem fazer parte das escolhas, mas os mais abertos devem ser evitados por quem quer fugir do contraste com a cor das madeixas.