Maquiagem simples: passo a passo dicas de como fazer uma make perfeita para qualquer ocasião

A maquiagem simples e leve ? perfeita para qualquer ocasi?o! Veja os truques para acertar no look (Foto: Instagram @denimcdermott)

A maquiagem simples é aquela que esconde as imperfeições e realça a beleza natural sem muito esforço em qualquer ocasião, seja no look dia a dia ou de festa. Mas, afinal de contas, como deixar a make bonita na medida certa? Quais são os melhores produtos para essa proposta de visual simples?

Acredite: montar a produção básica é mais fácil do que imagina - e nós podemos te ajudar nessa missão! Continue lendo para ver um guia completo com truques, itens indispensáveis e o passo a passo bem explicadinho na matéria. 

Dicas para maquiagem simples: truques de expert para uma make leve

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ashlea Penfold (@ashleapenfold) em

- Considere seu tom de pele na escolha das cores: em geral, o segredo da make simples é trabalhar com tons terrosos, nude e ou rosados - justamente porque combinam com tudo e deixam um ar sofisticado no visual. O truque é escolher qual dessas opções favorece mais o seu tom de pele e, então, explorar ao máximo nos olhos e nos lábios, principalmente.

- Aposte na maquiagem monocromática para equilibrar os tons com glamour: se a ideia for facilitar a produção e deixar a make mais fácil de fazer, a tendência de maquiagem monocromática é a melhor pedida. Para isso, basta usar o mesmo tom nos olhos e lábios, deixando o look todo por igual. Bem mais fácil assim, né?

- Procure por produtos de cobertura leve: na maquiagem leve e mais simples, outro ponto importante é apostar em acabamentos suaves, especialmentecom bases de cobertura média, por exemplo. Elas deixam a sensação de pele natural e podem ser trabalhadas construindo camadas de acordo com a necessidade de cada pele.

- Dê preferência ao acabamento cremoso ou glossy: já reparou como batons e sombras com brilho deixam o look bem leve? Aproveite para explorar as texturas cintilante, cremosa e glossy para criar um acabamento de make simples, romântica e perfeita para qualquer ocasião!

8 produtos que você vai precisar para o look

- Base de leve ou média cobertura;

- Corretivo;

- Pó translúcido;

- Blush e bronzeador para contorno;

- Iluminador;

- Máscara de cílios;

- Batom;

- Sombra

Passo a passo da maquiagem simples: veja o tutorial de como montar o visual 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Emma Chen (@emmachenartistry) em

1. Com a pele limpa e hidratada, comece a espalhar a base média fazendo pontinhos por todo o rosto. Depois, para espalhar, use uma esponjinha ou pincel de maquiagem;

2. Depois disso, é hora de aplicar o corretivo na região das olheiras fazendo um triângulo invertido em baixo dos olhos e, em seguida, aplicando pontinhos nas regiões de manchinhas da pele para uniformizar bem o tom. Espalhe dando batidinhas e prontinho!

3. Aplique uma camada leve do pó translúcido em todo o rosto para selar bem os produtos usados;

4. Agora, para dar mais dimensão e contorno ao rosto, faça sombras nas têmporas, maxilar e nas laterais do nariz usando o pó bronzeador para contour.

5. Feito isso, escolha o blush compatível com o tom da sua pele e aplique-o nas maçãs do rosto em direção às têmporas, sempre lembrando de espalhar o produto com movimentos circulares suaves. 

6. Na make dos olhos, aplique a sombra terrosa da cor escolhida por toda a pálpebra no estilo de sombra uniforme. Para dar efeito, aplique também na linha rente aos cílios inferiores (ajuda bastante a abrir o olhar, viu?);

7. Depois disso, aplique algumas camadas da máscara nos cílios superiores e inferiores, lembrando de trabalhar em camadas para conseguir mais volume e efeito encorpado no olhar;

8. Agora, com o iluminador em mãos, aplique em cima do ossinho da bochecha, linha central do nariz, cantinho interno dos olhos e arco do cupido - esses são os pontos certeiros do highlight perfeito!

9. Por fim, só falta aplicar o batom cremoso que tenha a cor parecida com aquela usada na sombra, assim você cria uma make monocromática versátil e curinga para qualquer ocasião.

Redação: Raquel Carletto

COMPRE O LOOK

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.