Máscara de cílios para alongar, dar volume ou curvar? Saiba como conseguir o efeito desejado

Diferentes aplicadores e fórmulas podem interferir no efeito das máscaras de cílios
Diferentes aplicadores e fórmulas podem interferir no efeito das máscaras de cílios

Os cílios longos e volumosos têm o poder de destacar o olhar e deixar a maquiagem mais sensual, além de dar um toque todo especial de feminilidade e romantismo ao visual. Por isso, as máscaras de cílios já garantiram espaço cativo na necessaire feminina, completando produções das mais despojadas até makes que esbanjam glamour. O efeito desejado, porém, pode não ser alcançado se o produto usado não for o ideal para os seus cílios. Assim como acontece com os cabelos, os fios dos cílios variam de pessoa para pessoa, podendo ser mais curtos ou longos, finos ou grossos e até mais curvados ou não.

Curvar, alongar, dar volume...conheça os diferentes tipos de fórmula e de aplicadores e consiga o efeito desejado para um olhar de impacto.

Os diferentes tipos de aplicador

Hoje no mercado existem muitos tipos de aplicadores e é normal ficar um pouco perdida na hora de decidir o melhor modelo. Existem escovinhas de cerdas cheias, rígidas, automáticas e até esféricas, cada uma com uma proposta diferente.

Cerdas longas e cheias: o modelo mais tradicional é ideal para quem tem poucos cílios. A escovinha retém mais produto, permitindo aplicar maior quantidade nos cílios e deixando-os mais volumosos.

Cerdas espaçadas e longas: são perfeitas para quem deseja alongar os cílios. O aplicador mais fininho ajuda a capturar os fios desde a raiz, reunindo-os em grupos e alongando-os.

Cerdas curtas e rígidas: o modelo serve como um pente, alinhando os cílios sem deixar que o produto se acumule neles. O aplicador é ideal para quem busca um look mais natural.

Cerdas arqueadas: quem sofre com cílios retos ou que crescem para baixo, o ideal é apostar nos aplicadores com cerdas arqueadas, que ajudam a curvar os cílios. É recomendado o uso de curvex junto com a máscara. Alguns tipos de escovinha vêm retos mas podem ser curvados posteriormente para obter o resultado arqueado.

Cerdas com curvas: os aplicadores cheios de curvas são indicados para quem deseja cílios mais volumosos, pois permitem que mais produto seja depositado.

Para conquistar mais de um efeito ao mesmo tempo, como cílios longos e volumosos, vale apostar na aplicação de vários tipos de máscaras em uma só produção.

Diferenças entre as fórmulas

Além dos aplicadores, as fórmulas das máscaras de cílios podem fazer toda a diferença. As máscaras mais finas, por exemplo, dão um efeito mais leve e as mais espessas ajudam a dar volume. Não há segredos, o importante é experimentar para chegar ao resultado ideal.

Para curvar os cílios: os produtos de secagem rápida são os indicados para que tem os fios retos, pois impedem que os cílios "tombem". As fórmulas feitas para curvar as pestanas são compostas de resinas que endurecem com o contato, promovendo a curvatura desejada.

Para alongar os cílios: algumas fórmulas de máscaras alongadoras contém ingredientes que estimulam o crescimento mais rápido e consistente dos fios. As máscaras devem ser aplicadas na base dos cílios e o efeito é conquistado a médio e longo prazo, mais ou menos a partir de 28 dias.

Para dar volume aos cílios: os produtos que prometem cílios mais volumosos costumam conter em sua fórmula peptídios, que estimulam o crescimento dos fios em médio e longo prazo. O efeito da máscara, no entanto, é imediato. Ao espalhar o produto em todo o comprimento dos cílios, o resultado são fios mais grossos e densos.

Dicas para aplicar a máscara de cílios corretamente

Independente da fórmula ou do aplicador, é importante manter alguns cuidados no momento de passar a máscara de cílios. Caso vá usar curvex, comece por ele. Bastam alguns segundos de aplicação para conseguir fios bem curvados.

A máscara de cílios deve começar a ser aplicado a partir da raiz e levada até a ponta dos fios com movimentos de ziguezague, da direita para a esquerda. Repita a operação pelo menos duas vezes para conseguir um olhar mais marcante. Os cílios inferiores também devem receber atenção. Com a ponta do pincel, comece passando bem rente à raiz e faça movimentos apenas para baixo.