Máscara facial? Gelo? Conheça 3 truques que ajudam a preparar a pele e fixar melhor a maquiagem

Descubra os 3 melhores jeitos de preparar a pele para que a maquiagem dure por mais tempo! (Foto: Instagram @alex__ford)
A máscara facial de argila ajuda a fixar melhor a maquiagem porque absorve a oleosidade excessiva e fecha os poros dilatados (Foto: Instagram @iesti)
A maquiagem também fixa melhor e dura mais tempo quando a pele é preparada com gelo (Foto: Instagram @therealkamie)
Descubra os 3 melhores jeitos de preparar a pele para que a maquiagem dure por mais tempo! (Foto: Instagram @alex__ford)

Você já teve aquele momento #fail quando a maquiagem não dura o tempo que você queria? Você capricha na base, no corretivo e no pó, mas poucas horas depois, as primeiras manchinhas na pele aparecem, a oleosidade chega com tudo e o corretivo já está lá, acumulando embaixo dos olhos. Mas, take it easy que tudo tem jeito: o segredo de uma boa fixação da maquiagem está na preparação da pele, e há alguns truques inusitados que vão além do primer. Confira quais são e aprenda a fixar melhor a sua make!

1. Gelo: baixa temperatura consegue fechar os poros e alisar a pele

Pode parecer inusitado, mas preparar a pele com gelo tem várias vantagens. Além de tirar a vermelhidão de eventuais espinhas e desinchar a área dos olhos, a baixa temperatura ajuda a fechar os poros, deixando a pele mais lisinha antes de ser maquiada. Assim, com esses buraquinhos fechados, o risco de oleosidade diminui, o que evita que a base derreta ou que o corretivo acumule nas dobrinhas e nos cantos do rosto, como nas laterais do nariz.

Como fazer:

1. Separe uma compressa de gelo ou alguns cubinhos enrolados em uma toalha de algodão limpa;

2. Com o rosto limpo, aplique a compressa pelo rosto por cerca de 5 a 10 minutos, mudando sempre de área para que a pele não fique avermelhada;

3. Depois de aplicar a compressa, espere a pele secar e comece a aplicar a base ou o BB Cream!

2. Máscara facial: argila absorve a oleosidade e hidrata a pele

Máscaras faciais de argila são as queridinhas do momento porque elas têm várias vantagens para a pele! Removem a oleosidade, hidratam, diminuem inflamações como espinhas e cravos e dão aquele glow natural que a gente tanto ama na pele! Mas, pra quem ainda não sabe, o efeito delas também faz com que a maquiagem dure mais tempo: é que a argila deixa a pele mais sequinha por absorver a oleosidade excessiva, deixando o rosto mais uniforme e a base intacta.

Além disso, o bônus da máscara de argila é que ela também deixa a pele mais macia, o que facilita na hora de espalhar a base e diminui as chances do produto craquelar.

3. Sabonete neutro + hidratante + primer: pele limpa e macia antes da base

Essa é a forma mais clássica de preparar a pele: aplicar um hidratante facial e um primer após limpar o rosto com sabonete. A pele limpa é fundamental para a make durar mais tempo porque as impurezas - e a oleosidade - não estarão por lá atrapalhando o efeito da base. A dica, aqui, é usar um sabonete neutro ou um que seja próprio para o tipo de sua pele (oleosa, mista, seca ou normal).

Depois, entra o hidratante facial, que precisa ter uma textura sequinha e acabamento matte para preparar a pele para a base. Aqui, é bom lembrar que mesmo se você tiver a pele oleosa, o hidratante é essencial: é ele quem vai deixar o rosto macio e uniforme para a base fixar por melhor. Além disso, uma pele desidratada pode absorver toda a umidade da base e ainda fazer com que a maquiagem craquele. Para finalizar a pele antes de aplicar a make, é a hora de colocar o primer, que vai uniformizar a pele para receber melhor a base e fazer a produção durar horas.

Redação: Beatriz Doblas