Máscara para cílios à prova d'água: tire suas dúvidas sobre o produto

A máscara para cílios à prova d'água deve ser removida adequadamente para evitar danos aos fios
A máscara para cílios à prova d'água deve ser removida adequadamente para evitar danos aos fios

Alongar, curvar, dar volume e escurecer as pestanas. A máscara para cílios é um item indispensável na necessaire de maquiagem, pois valoriza o olhar e completa qualquer produção. Devido ao sucesso, a indústria de cosméticos está sempre lançando novidades, e tantas opções do mesmo produto podem gerar algumas dúvidas. A máscara à prova d'água, por exemplo, apesar de já estar disponível no mercado há algum tempo, ainda não é unanimidade, já que muitas mulheres acreditam que a versão pode ser prejudicial aos cílios.

Máscara à prova d'água precisa ser totalmente removida

A máscara à prova d'água é mais resistente do que a lavável, e, justamente por isso, é mais difícil de ser removida, pois cria uma espécie de capa protetora contra agressões externas ao redor dos cílios. "A desvantagem da máscara para cílios à prova d'água é a remoção. Não é o tipo de produto que você consegue retirar no banho, por isso é essencial o uso do demaquilante", explica a maquiadora Isa Costa.

A remoção inadequada é a principal causa dos danos provocados pela máscara de cílios à prova d'água, pois a composição, que promete duração prolongada, tem ingredientes mais fortes que a comum. Mas, se ao fim do dia, for retirada de maneira eficaz, não provoca nenhum tipo de dano, mesmo que usada com frequência. "Se a máscara for bem retirada, ela não apresenta riscos. Mas, se não for removida, os cílios ficam mais fracos e podem cair", afirma Isa.

Dê preferência a demaquilantes específicos para a área dos olhos, que não agridem a pele da região. Outra boa opção são os bifásicos, já que o óleo contido em sua fórmula quebra as propriedades da máscara à prova d'água, fazendo com que a maquiagem saia com mais facilidade. Mesmo quem não tem a pele sensível pode optar por fórmulas hipoalergências, que são mais suaves.

Movimentos suaves e delicados na hora da remoção


Na hora de remover a maquiagem, não esfreque o algodão contra os olhos. É importante retirar a máscara com delicadeza, pois a fricção e o atrito podem arrancar os cílios e causar a quebra e o enfraquecimento dos fios. Faça sempre movimentos suaves na mesma direção, com paciência e cuidado, e jamais puxe os fios. O demaquilante é a melhor maneira de retirar qualquer tipo de maquiagem, pois atua de forma eficiente e segura, e não deixa nenhum vestígio de produto na pele. Já o lenço umedecido pode auxiliar no processo, mas não dá conta de fazer todo o trabalho sozinho.

Mesmo que a máscara de cílios não seja uma vilã, dê preferência à versão lavável em dias comuns, que possui uma fórmula mais leve e sai com mais facilidade. Reserve as máscaras à prova d'água para ocasiões especiais, como casamentos, onde há uma maior probabilidade de chorar, ou para dias de muito calor, nos quais o suor pode borrar a máscara.