Uma tendência quentinha vinda da última semana de moda de Milão tem tudo para agradar mulheres que adoram um efeito cool e despojado na maquiagem. Trata-se da máscara para cílios com efeito borradinho que apareceu nos desfiles de marcas importantes como Roberto Cavalli, Fendi e Blugirl. O look que promete ser um hit dos próximos meses também pode ser feito com lápis de olho e um cotonete para quem quiser um resultado mais intenso. Confira em detalhes esses looks e descubra como os maquiadores de algumas marcas prepararam suas modelos.
Borrar a máscara para cílios propositalmente cria o efeito do momento
O efeito borradinho vindo a partir de uma sombra esfumada já era conhecido, mas a grande novidade da temporada é fazer isso com a máscara para cílios. Foi o que aconteceu no desfile da Roberto Cavalli quando as modelos tiveram suas pálpebras borradas pelo pincel do produto enquanto definiam as pestanas: "isso dá intensidade ao olhar", explicou o maquiador da marca para o site da revista Allure. Na apresentação da Fendi essa também foi a ferramenta usada para fazer os pequenos riscos vistos na pálpebra superior das tops - desenhos que ainda foram aumentados de tamanho com a ajuda de um delineador.
Lápis de olho e cotonete também podem reproduzir o look
No desfile da marca Versace o efeito borradinho foi alcançado com lápis de olho e a ajuda de um cotonete. A maquiadora Pat McGrath aplicou o produto por toda a parte interior e exterior dos cílios para depois esfumar com a ponta do objeto: a estilista da marca, Donatella Versace, gostou da ideia do preto vazar um pouco e não estar tão perfeito", disse a profissional em uma entrevista para o site americano.
Efeito fica mais bonito no olho todo ou só em uma das pálpebras?
Depois de escolher a ferramenta e o tipo de borradinho que você vai fazer, ainda é preciso decidir em qual área do olho colocar a tendência em prática. Enquanto marcas como Versace e Philipp Plein borraram o olho inteiro, a Fendi aplicou seu efeito decorativista apenas na pálpebra superior. Já outras grifes como Roberto Cavalli e Francesco Scognamiglio inovaram ao aplicar o efeito somente na pálpebra inferior enquanto a parte de cima permanecia limpa: o resultado é um olhar mais carregado e supermoderninho.
Novo look leva vantagem por precisar de pouca manutenção
A melhor parte de aderir ao olho borradinho, seja ele feito com máscara de cílios ou lápis, não é a atmosfera cool e despojada que ele trás para a maquiagem - é a liberdade que esse tipo de look dá. Como já tem uma aparência irregular, ele não exige retoques durante o dia e dispensa a preocupação de estar sempre com o visual todo certinho.