Máscara para cílios: dicas para evitar que o produto borre

A máscara para cílios é um item de maquiagem fundamental. Com algumas dicas, é possível evitar que o produto borre
A máscara para cílios é um item de maquiagem fundamental. Com algumas dicas, é possível evitar que o produto borre

A máscara para cílios é um item de maquiagem indispensável. O produto ajuda a destacar os olhos em um look simples e também dá o acabamento ideal para makes elaborados. Porém, muitas mulheres ainda se atrapalham na hora da aplicação, e acabam borrando o líquido preto. Mas evitar estes deslizes é fácil, basta seguir algumas dicas simples.

Aguardar tempo de secagem e retirar excesso de produto evitam borrões

A principal causa da máscara para cílios borrar durante a aplicação é não esperar o tempo de secagem suficiente entre uma camada e outra. Quem gosta de cílios bem volumosos e alongados pode passar duas ou três camadas de máscara, mas se a sequência for feita enquanto o produto ainda estiver molhado, ele borra mais facilmente. O tempo de secagem varia entre quinze e trinta segundos, e alternar a aplicação entre os dois olhos já garante o tempo necessário.

O acúmulo de máscara nos cílios é mais uma causa de deslizes na maquiagem. Para retirar o produto da escova, um truque eficiente é pressionar o pincel em um lenço de papel antes de aplicar nas pestanas. Mas, se o excesso for notado apenas nos cílios, penteie os fios com uma escova limpa.

Para aplicar a máscara, incline levemente a cabeça para trás. "Desta forma, os cílios ficam mais afastados da pálpebra", explica a maquiadora Isa Costa. Para evitar que a maquiagem borre, não faça movimentos como olhar para cima ou para os lados, piscar, falar e sorrir logo após a aplicação. "Isso aumenta as chances dos cílios baterem na pálpebra. Para fazer a máscara secar mais rápido, tem o velho truque de se abanar", ela sugere.

Máscara à prova d'água e primer prolongam duração do produto

Transpiração ou lágrimas podem fazer com que a máscara de cílios borre ao longo do dia. Para evitar este problema, aposte em um produto à prova d'água. Porém, esta versão costuma ser mais grossa do que a comum, e pode empelotar com mais facilidade. Caso perceba a tendência da máscara a criar bolinhas, penteie os cílios com uma escova própria antes de aplicar a maquiagem.

Outra maneira eficiente de evitar que a máscara borre durante o dia é aplicar um primer nos cílios, antes de maquiá-los. O produto irá prolongar a duração da máscara, pois evitará que o líquido perca a adesão aos fios, além de deixar as pestanas mais hidratadas. Certifique-se apenas de que o primer está completamente seco antes de passar a máscara.

Se mesmo com todos estes cuidados, a máscara ainda borrar, espere o produto secar, e retire a imperfeição com o auxílio de um cotonete com demaquilante. "Para corrigir é melhor esperar a máscara secar na pele, pois o produto seco não se espalha", afirma Isa. Como a ansiedade é uma das principais inimigas da maquiagem bem feita, tenha paciência e calma na hora de aplicar a máscara. Treine bastante e não desanime!