Matriz das unhas deve ser hidratada para garantir crescimento saudável

Hidratar a matriz das unhas é fundamental para garantir o crescimento forte e saudável
Hidratar a matriz das unhas é fundamental para garantir o crescimento forte e saudável

As mulheres não dispensam a visita à manicure pelo menos uma vez por semana. No entanto, para garantir que a esmaltação fique absolutamente perfeita, é preciso evitar que as unhas se tornem frágeis e quebradiças, justamente a reclamação da maioria. Para que elas consigam ficar fortes e saudáveis, é necessário investir em um tratamento de prevenção, que deve começar desde a etapa inicial do crescimento.

Pele sobre a matriz das unhas deve ser bem cuidada


As unhas são formadas no local denominado como matriz. Esta região está localizada entre as cutículas e o primeiro nó dos dedos, uma área que é frequentemente ignorada, já que é pouco sabido que o crescimento começa ali. Ou seja, ao hidratar a parte externa das unhas e as próprias cutículas ao redor, poucas vezes os nutrientes dos produtos usados conseguem de fato alcançar a região.

"Eu sempre digo às minhas pacientes que esta área precisa ser bem hidratada porque é o local onde começa o crescimento saudável das unhas", afirmou a dermatologista Ellen Marmur em entrevista à revista Allure. Então, sempre que for aplicar um hidratante ou óleo específico para as unhas, lembre-se de espalhá-lo até a metade dos dedos, no limite com o segundo nó, para aumentar a área de ação.

Crescimento saudável garante unhas mais fortes


Além dos cuidados com as unhas, mantenha também as mãos sempre hidratadas aplicando produtos apropriados para as necessidades da pele da região ao longo do dia, o que vai facilitar que a matriz fique bem tratada. "Se esta área estiver ressecada, a energia do organismo ficará voltada para reparar a barreira da pele, roubando as atenções do desenvolvimento da matriz", explicou Ellen.

A dermatologista ainda aproveitou para fazer uma analogia para explicar melhor a importância de tratar bem das unhas desde seu nascimento. "A unha prematura é como um chão de cimento que não teve tempo suficiente para secar completamente e pode ser facilmente destruído. Ou seja, depois que ela cresce neste estado, o estrago já está feito", finalizou a profissional, reforçando a necessidade cuidado.