Micropigmentação de sobrancelha: respondemos 7 dúvidas comuns sobre o procedimento

A micropigmentação da sobrancelha ajuda a deixar o visual impecável no dia a dia. Aproveite e tire suas dúvidas sobre o procedimento! (Foto: Instagram @jvongphoumy)
A micropigmentação da sobrancelha ajuda a deixar o visual impecável no dia a dia. Aproveite e tire suas dúvidas sobre o procedimento! (Foto: Instagram @jvongphoumy)

Se você sonha em acordar já com as sobrancelhas perfeitas, é provável que fazer uma micropigmentação esteja na sua listinha de prioridades! O procedimento é quase uma maquiagem permanente, está cada vez mais em alta e pode realmente transformar o olhar - mas afinal de contas, como isso funciona? A micropigmentação da sobrancelha realmente substitui a make no dia a dia? Respondemos essas e muitas outras dúvidas sobre o procedimento. Veja tudo na matéria!

1. Quem pode fazer micropigmentação de sobrancelhas?

Todas que procuram corrigir falhas e/ou engrossar o desenho das sobrancelhas podem fazer esse procedimento sem medo! Além disso, todos os tipos de pele também estão liberados - seja mista, oleosa, normal ou seca! O único caso de atenção é caso você tenha alergia a corantes. Aí, vale pedir a opinião do dermatologista.

2. A micropigmentação de sobrancelhas dói?

A resposta sincera para essa pergunta é que, na maioria dos casos, quem faz a micropigmentação reclama de um pouquinho de dor, algo como um incômodo enquanto o procedimento é feito. De qualquer forma, é bom reforçar que dá para aplicar anestesia no local - converse com a profissional sobre isso!

3. Micropigmentação de sobrancelha substitui a maquiagem? 

Em tese, a micropigmentação é feita para que você não precise usar a make para consertar falhas na sobrancelha - mas isso não significa que valorizar o arco com sombra ou lápis esteja proibido, viu? Um leve esfumado nas sobrancelhas deixa o ar mais harmônico nas maquiagens e não precisa ser dispensado! 

4. Precisa continuar limpando os pelos da sobrancelha depois da micropigmentação?

Sim, você vai precisar continuar limpando os fios que crescem fora do formato das sobrancelhas - exatamente da mesma maneira que antes. Se precisar de ajuda nessa parte, fale com uma especialista e faça o design das sobrancelhas do jeito certo.

5. Quais são os cuidados pós-micropigmentação?

Logo depois de fazer o procedimento, é importante ficar mais ou menos 15 dias sem se expor ao sol, cuidando bem da pele (e especialmente da região) com protetor solar, hidratante e soluções de limpeza leves como a água micelar. Ah, e nada de coçar nem tirar a casquinha, viu?

6. Quanto tempo dura a micropigmentação de sobrancelha?

A micropigmentação cicatriza totalmente num período de 30 a 40 dias e dura de 1 a 2 anos - o que é uma média considerável, né? Depois desse tempo você pode voltar a fazer retoques no visual!

7. Quais são os tipos de micropigmentação?

Dentre as técnicas mais conhecidas estão a compacta (que é mais esfumada e marcante), a fio a fio (que é bem natural e desenha imitando o fio da sobrancelha), a shadow (que lembra a compacta, só que mais leve) e a mix (que une a shadow com a fio a fio). É só escolher a sua preferida e aproveitar!

Redação: Raquel Carletto