Minha unha sempre quebra no canto! Saiba o que fazer

Suas unhas costumam quebrar nos cantos? Saiba o que fazer para evitar o problema! (Foto: Instagram @cutepolish)
Evitar o ressecamento das unhas é um dos principais segredos para que elas não acabem fracas e quebrem nos cantinhos (Foto: Instagram @kelly_vandahl)
Um truque para evitar que as unhas quebrem nas laterais é lixar os cantos em direção reta (Foto: Shutterstock)
Suas unhas costumam quebrar nos cantos? Saiba o que fazer para evitar o problema! (Foto: Instagram @cutepolish)

Se você é do tipo que ama deixar as unhas sempre bem cuidadas, certamente fica incomodada quando os cantinhos começam a quebrar. É que além de comprometer o look, esse problema indica que a pontinha dos dedos não está lá muito legal e precisa de um cuidado extra para que fique forte e saudável novamente. Mas, calma, não precisa se preocupar: recorrendo às dicas e produtinhos certos, ela logo vai estar perfeita novamente para você exibir seu esmalte poderoso por aí. Vem descobrir o que fazer!

Afinal, o que faz as unhas sempre quebrarem nos cantinhos?

Imagine a seguinte situação: você passou semanas - até meses - esperando que a sua unha crescesse e ficasse do jeitinho desejado. Chegou até a escolher o esmalte que usaria na próxima vez para que ela ficasse com o devido destaque... Até que, poucos dias antes de ir para a manicure, percebeu que os cantinhos estão quebrados e vai ser preciso diminuir o comprimento para consertar o formato. Dá vontade de chorar só de pensar em tudo isso, não é? Mas a boa notícia é que dá para evitar esse problema - seja para deixar as unhas longas ou, ainda, manter o tamanho curtinho intacto.

Antes de mais nada, você precisa entender que o que causa essa quebra nos cantos é o enfraquecimento das unhas - e isso pode ser resultado de uma série de fatores, como falta de hidratação, pressão sobre a superfície e alimentação ruim, por exemplo. Então, não tem grandes mistérios: evitando tudo isso e tomando mais alguns cuidados extras (como os listados logo abaixo), as chances de ficar livre desse incômodo são quase certas. Pode respirar aliviada!

5 cuidados para evitar a quebra:

1 - Aposte em bases fortalecedoras:

Um dos cuidados mais importantes para evitar que as unhas fiquem fracas é investir em bases fortalecedoras. Com uma fórmula rica em componentes que a pontinha dos dedos precisa para continuar saudável - como Ceramidas, Flúor e Cálcio - ela evita a quebra e ainda ajuda no crescimento.

Ah, e vale lembrar que não dá para ignorar a base antes de qualquer esmaltação, já que os pigmentos dos esmaltes podem acabar danificando as unhas.

2 - Deixe as unhas respirarem entre uma esmaltação e outra:

Você já deve ter ouvido falar que as unhas precisam de um tempo entre as esmaltações para que não acabem fracas e danificadas. Por mais que as unhas sejam constituídas de tecidos mortos e não respirem, o uso excessivo de esmaltes impede as unhas de descansarem das toxicidades presentes nos vidrinhos.

Então, para evitar incômodos como a quebra e as terríveis manchinhas brancas, por exemplo, procure tirar o esmalte um ou dois dias antes da manicure para que a pontinha dos dedos fique um pouco livre de produtos.

3 - Aposente a acetona e invista no removedor de esmaltes:

Por mais que a acetona retire o esmalte com facilidade, você sabia que ela pode ser prejudicial às unhas? É que seus componentes mais agressivos causam ressecamento - e, assim, aumentam as chances de quebra.

Não vale arriscar, não é? Então, na hora de trocar a esmaltação da semana, aposte no removedor de esmaltes! Além de ser um solvente mais suave, em geral, esse produtinho tem uma fórmula com óleos e componentes hidratantes para tratar a pontinha dos dedos enquanto limpa.

4 - Usar luvas ao mexer em produtos de limpeza

Outro cuidado importante é usar uma luva na hora dos afazeres domésticos - como mexer em água sanitária e lavar a louça com detergente, por exemplo. É que como esses produtos são bem agressivos, eles também causam ressecamento em toda a unha e, consequentemente, a quebra.

Mas, mesmo com essa proteção, é muito importante reservar um tempo para hidratar bem a pontinha dos dedos e a cutícula, ok? Não deixe isso de lado!

5 - Lixar as unhas na lateral

Um truque de ouro para evitar os lascadinhos nos cantos é lixar bem as unhas na lateral, justamente onde o "acidente" costuma acontecer. O segredo é repetir essa prática, pelo menos, uma vez durante a semana, e deixar tudo bem retinho para evitar que qualquer imprevisto do dia a dia cause a quebra que todo mundo quer evitar.

Redação: Nívia Passos