Misturinhas de esmalte: profissional ensina a criar novas cores e efeitos para dar cara nova às unhas

Misturar dois ou mais esmaltes pode ajudar a renovar o visual das unhas
Misturar dois ou mais esmaltes pode ajudar a renovar o visual das unhas

As mais novas podem não se lembrar, mas até pouco tempo atrás não existiam tantas cores de esmalte no mercado. A necessidade levava as manicures a misturar os poucos tons existentes para criar novas opções - uma mania que tem voltado à moda com mulheres que procuram por esmaltes exclusivos e diferentes. Dar uma vida nova para aquela cor que está encostada há muito tempo é outra boa razão para recorrer às misturinhas e a profissional Gi Camargo, proprietária de um nail bar em São Paulo que leva seu nome, conta como conseguir o melhor resultado.

Descubra quais as formas mais comuns de fazer misturinha

Como o próprio nome diz, as misturinhas são a união de duas ou mais cores em um processo que pode ser feito de duas formas. A mais comum delas é pingar cores diferentes dentro de um único frasco, que pode ser previamente limpo com a ajuda de um removedor de esmaltes ou apenas estar pela metade com aquela cor que já não agrada muito. "Para mim esse é o melhor método, já que você pode ir pingando e misturando até chegar no tom desejado", conta Gi Camargo.

Uma outra forma de mixar cores e efeitos é derramar um pouco de cada esmalte em uma tampinha ou qualquer objeto que possa ser descartado depois. Mas atenção: quem decidir fazer a misturinha dessa forma precisa ser rápida no gatilho, já que o produto fora do frasco seca de uma forma muito mais acelerada. A vantagem dessa última técnica é não precisar modificar as cores iniciais, que podem ser usadas sozinhas em uma próxima vez.

Manicure ensina a criar esmaltes novos e efeitos exclusivos

A busca por exclusividade é um dos motivos que leva as mulheres a recorrer às misturinhas e, segundo Gi Camargo, o legal é tentar criar cores e efeitos que não existam em nenhum frasco da farmácia. Uma de suas ideias preferidas é combinar o esmalte preto com uma cobertura furta-cor por cima: "o efeito é incrível e único", diz.

Uma outra tática que funciona muito, segundo a manicure, é criar brilhos menos ou mais acentuados de acordo com a sua vontade: "quem quer um esmalte de glitter mais encorpado pode recorrer à versão em pó do produto e misturá-la dentro do frasco para acabar com aquela história de ficar catando as partículas brilhosas com o pincel", explica a expert, que também diz que vale colocar um pouco do glitter em esmaltes cremosos para adicionar um efeito às suas cores preferidas.

Misturinhas ajudam a modificar aqueles esmaltes esquecidos no fundo da gaveta

As misturinhas podem ajudar a clarear ou escurecer algum esmalte até que ele chegue no ponto certo da sua vontade - basta saber usar as cores corretas. Para criar tons pastel, por exemplo, Gi Camargo indica a mistura do branco em qualquer outra cor: "antigamente não tínhamos esse rosa clarinho, então pingávamos o branco gota por gota até alcançar nosso objetivo", conta. A manicure conta que o preto é outro curinga importante na hora de escurecer e criar novos tons: "misturar essa cor com o vermelho dá origem a tonalidades mais quentes, como o vinho", conta.