Mito ou verdade: esmaltes escuros endurecem as unhas?

Descubra se os esmaltes escuros têm mesmo o poder de deixar as unhas mais duras
Descubra se os esmaltes escuros têm mesmo o poder de deixar as unhas mais duras

Grande parte das mulheres se queixa de unhas fracas, que custam muito a crescer e quando o fazem, quebram com enorme facilidade. Para tentar contornar a situação, várias delas optam por esmaltes escuros, em especial os vermelhos, com a crença de que eles fortalecem e auxiliam no crescimento das unhas. Porém, não há comprovação de que essas tonalidades sejam mais eficazes quando a proposta é ter unhas mais fortes. Entenda o porquê.

Consistência dos esmaltes escuros causa a sensação de unhas mais fortes

Cores escuras como azul, verde, preto e o queridinho vermelho são as preferidos por muitas mulheres para esmaltar suas unhas. A crença de que esses tons mais fechados auxiliam em seu processo de crescimento, ajudando a endurecer as unhas aumenta ainda mais a procura por essas nuances. No entanto, esta é somente uma impressão que as pessoas têm: não existe sinal que justifique o crescimento diferenciado das unhas de acordo com a cor do esmalte.

Os esmaltes escuros precisam de atenção especial. A limpeza deve ser feita com muito cuidado e a aplicação tem que ser minuciosa, para não dar uma aparência de unha manchada. A película que o esmalte cria sobre a unha faz com que ela tenha a tendência de crescer de forma uniforme. De acordo com o cosmetologista Marcelo Souza, a densidade dos esmaltes com tonalidades escuras é o principal motivo que leva à ideia equivocada de que eles fortalecem as unhas: "a sensação de endurecimento pode ser provocada pela própria consistência do esmalte. Os escuros precisam de uma camada mais espessa sobre a unha, isso dá a impressão que a unha está endurecida", explica.

Cuidados especiais ajudam no fortalecimento das unhas

As unhas só ficam fortes e duras quando recebem estímulos para isso. Ou seja, é necessário investir no cuidado das mesmas com frequência: mantê-las sempre limpas, lixadas e hidratadas é essencial. A atenção nesses processos já contribui significativamente para a saúde das unhas, mas pode ser potencializada com a ajuda de produtos com essa finalidade.

Usar bases fortalecedoras é uma boa dica para quem não possui unhas duras e fortes. Além de injetar uma dose extra de fortificante nas unhas, elas auxiliam no nivelamento e, consequentemente, no crescimento das mesmas. Essa, de fato, é uma prática que endurece as unhas, uma vez que são produtos que possuem, em sua composição, substâncias com essa finalidade, como cálcio e algumas vitaminas.