Maquiagem para pele oleosa: truques e mitos

Alguns truques de maquiagem podem ajudar a manter a pele oleosa em dia e sequinha
Alguns truques de maquiagem podem ajudar a manter a pele oleosa em dia e sequinha

Poros mais visíveis, tendência à acne, maquiagem derretida e transpiração excessiva. Não é fácil ter pele oleosa e esse é o drama de uma grande parte das brasileiras: presentinho do nosso clima quente e úmido. Mesmo assim, nem tudo são desvantagens, já que as donas desse tipo de pele demoram mais para ter rugas e resistem melhor à agressões externas como sol e vento. Quem se encaixa nessas estatísticas precisa de um jeitinho especial de se maquiar, que começa ainda na hora de lavar o rosto.

Mitos sobre oleosidade e iluminação

A ordem é apostar o efeito matte, que deixa a pele com um aspecto mais sequinho, mas não descarte de vez o brilho. Para o maquiador Guilherme Camilo, que comanda o espaço para noivas GC, em Copacabana, as pessoas confundem muito a questão do acabamento: "Uma coisa é oleosidade e a outra é viço, aquele brilho necessário a uma pele saudável e bonita", conta o profissional.

Segundo Guilherme o iluminador está liberado desde que seja passado nas áreas certas: "A pele oleosa costuma brilhar sempre nos mesmos locais, como na testa e nariz. O iluminador é feito para destacar pontos específicos do rosto, que não precisam ter a ver com esse brilho natural da pele. Um bom lugar para aplicar são as maçãs do rosto, que ganham um ar de saúde com o produto", explica.

Faça as escolhas de beleza corretas para o seu tipo de pele

Para o profissional, o maior presente dado às moçoilas com pele oleosa nos últimos anos foi a tecnologia. "Os rótulos descrevem tudo com clareza e as palavras mágicas que devem ser procuradas são 'oil free', que garante que aquele produto não é à base de óleo, e 'não-comedogênico', que indica que ele não obstrui os poros causando cravos e espinhas", indica Gulherme.

Na hora de escolher o lápis e a máscara para cílios, prefira as versões à prova d'água, já que esse tipo de pele é mais propensa a ter a make desfeita durante o dia. Primers livres de óleo também ajudam a segurar a maquiagem e o pó é um grande amigo para disfarçar o brilho excessivo - aposte no translúcido, que mantém a coloração da base atuando apenas no acabamento.

Anote as dicas valiosas

Depois que a maquiagem já estiver pronta, finalize com spray fixador para potencializar a duração. Além disso, tenha sempre na bolsa lencinhos absorventes de oleosidade, que levam o brilho embora sem tirar a base. É bom lembrar que nada disso vai adiantar se os cuidados não começarem ainda na higienização: use sabonetes e tônicos próprios para peles oleosas e limpe bem o rosto antes de começar a se maquiar.