O batom e o lápis labial precisam ser exatamente da mesma cor? Descubra!

Confira como escolher a tonalidade do lápis labial
Confira como escolher a tonalidade do lápis labial

Se o batom já era o item queridinho da nécessaire de maquiagem, agora o lápis labial caminha lado a lado no coração das mulheres mais vaidosas. Responsável por definir o contorno da boca, aumentar a durabilidade da cor e ainda dar mais volume aos lábios, o lápis ainda reserva algumas dúvidas na hora da aplicação e pode trazer efeitos diferentes dos desejados quando usado de maneira errada. Confira dicas para acertar na hora de escolher o produto.

Lápis da mesma cor do batom deixa efeito mais natural

Item muito popular na época das nossas avós, o lápis labial voltou a chamar atenção das mais vaidosas e mantém uma série de benefícios para destacar o batom. "O lápis labial serve para definir o contorno dos lábios e não deixar escorrer o batom que não tem textura matte", explicou a maquiadora Márcia Ozorio, proprietária de um salão de beleza que leva seu nome.

A maior dúvida das mulheres, no entanto, é na hora de escolher a tonalidade ideal para o lápis. O indicado é apostar no cosmético com o mesmo tom do batom escolhido para a ocasião, para um efeito mais natural. "Não é regra, pode ser em tons próximos dependendo do efeito desejado", explicou a especialista do Studio Márcia Ozorio.

Aplicar o lápis da cor dos lábios garante acabamento mais suave

Porém, caso não seja possível encontrar o lápis labial com a tonalidade exatamente igual a do batom queridinho, vale criar o contorno na mesma coloração boca, para que se confunda com a cor natural dos lábios. Outra dica é lançar mão do lápis preenchendo todo o lábio e finalizado com o batom escolhido. "O lápis, em alguns casos, pode ser usado como batom ou como um "primer" colorido para antes de aplicar o batom", ensinou a make-up artist Carla Barraqui.

Batom e lápis de cores diferentes é aposta para as mais ousadas

Apesar da regra dizer que o lápis labial deve ser escolhida da mesma cor do batom, para as meninas mais ousadas outras opções podem surgir como as apostas da vez. Se a ideia for conquistar lábios maiores e volumosos, o produto mais claro é o ideal. "O lápis é fundamental para quem tem lábios finos, para criar uma ilusão de amplitude nos lábios", explicou a especialista Carla Barraqui. Já quando o efeito desejado é o contrário, vale lançar mão do produtinho com uma cor ainda mais fechada. "O lápis mais escuro define o contorno e dá a ilusão de lábios menores", revelou a make-up artist Márcia Ozorio.