O que é detox para unhas? Saiba como recuperar a saúde das pontinhas dos dedos

Veja o que é e por que fazer o detox para as unhas com as dicas da matéria (Foto: Instagram @infinite.destiny)
Veja o que é e por que fazer o detox para as unhas com as dicas da matéria (Foto: Instagram @infinite.destiny)

Já ouviu falar no detox para as unhas? Esse procedimento nada mais é do que um cuidado intensivo nas pontinhas dos dedos, muito indicado para quem começa a perceber que as unhas estão quebradiças, mais frágeis, descamando e/ou com cutículas ressecadas.

Por mais que a gente adore fazer as unhas, mudar a cor de esmalte várias vezes na mesma semana (#quemnunca?) e brincar com as unhas postiças, é importante dar uma pausa na esmaltação e recuperar o aspecto saudável nas mãos. Quer saber como? A gente te explica aqui embaixo! 

O que é e como fazer o detox nas unhas?

O detox é um período em que as unhas são tratadas para remoção das impurezas e fortalecimento natural. O ideal é que se dedique 10 dias de cada mês para deixar as pontinhas dos dedos "respirarem" - sem usar esmaltes coloridos, hidratando bem as unhas e evitando o contato delas com produtos que possam enfraquecê-las. 

Quais são os benefícios do detox para as unhas?

A vantagem de reservar esses 10 dias de desintoxicação das pontas dos dedos é garantir que as unhas fiquem mais fortes, hidratadas e com o nível ideal de queratina - que é a proteína que forma a unha. Ao fim dos dias de descanso, tomando os cuidados certos, o resultado é de unhas perfeitas para as próximas esmaltações. O acabamento do visual fica bem melhor e a duração do esmalte aumenta.

O que fazer durante o detox nas unhas?

1. Retire o esmalte das unhas com o removedor sem acetona

Um dos pontos mais importantes do detox para as unhas é evitar o contato de produtos que possam agredir as pontas dos dedos, por isso, vale tomar alguns cuidados: na hora de remover o esmalte das unhas, logo no comecinho do processo, lembre-se de usar um removedor sem acetona.

2. Cuide das cutículas com os produtos certos

Durante os próximos dias, evite remover as cutículas e tente começar a hidratá-las com mais frequência. É uma boa investir em ceras específicas para as pontas dos dedos e usar um hidratante para as mãos diariamente - espalhando pelos dedos e unhas fazendo massagens suaves.

3. Procure usar luvas ao fazer tarefas com as mãos

Sempre que for lavar a louça, mexer com produtos de limpeza ou usar as mãos para alguma tarefa que envolva água, use luvas nas mãos. Isso vai ajudar a mantê-las longe de agentes químicos que podem prejudicar as pontinhas dos dedos e, de quebra, garantir a integridade das unhas, evitando a quebra.

4. Aposte nas bases de tratamento para fortalecer as unhas

Um passo importantíssimo para acelerar a recuperação das pontinhas dos dedos é apostar nas bases de nutrição durante o detox para as unhas. Nas manhãs seguintes, as suas unhas já deverão estar secas e hidratadas. Aplique sua nutribase durante os 10 dias de tratamento, logo de manhã. No fim do detox, retire a base fortalecedora com um removedor sem acetona na composição.

Redação: Raquel Carletto