O que fazer para os cílios não grudarem ao aplicar a máscara?

Esperar os cílios secarem entre uma aplicação e outra e contar sempre com a ajuda de uma escovinha são dicas essenciais para cílios longos e separadinhos
Esperar os cílios secarem entre uma aplicação e outra e contar sempre com a ajuda de uma escovinha são dicas essenciais para cílios longos e separadinhos

As máscaras de cílios permanecem como um dos produtos queridinhos das mulheres mais vaidosas há algumas décadas, garantindo um olhar mais realçado e com um toque feminino. Mas nem sempre aplicar o produto é tão fácil quanto parece e algumas dúvidas podem surgir na hora da produção. Cílios agrupados e com um visual carregado são um problema comum entre as adeptas de várias camadas de máscara, impedindo que a produção ganhe um tom mais natural e discreto. Saiba como evitar que os fios grudem ao aplicar a máscara e conquiste um visual perfeito para o dia a dia.

Dicas práticas para os cílios não grudarem

Os cílios mais agrupados já fizeram muito sucesso na década de 1960 com a modelo icônica Twiggy e funcionam muito bem para editoriais ou desfiles de moda. Fora da passarela, no entanto, o "efeito grudadinho" pode deixar o visual muito dramático e marcante, por isso o mais indicado é investis nos fios soltinhos para o dia a dia, dando mais naturalidade e a sutileza à make. Para conquistar cílios alongados e bem separadinhos, o ideal é começar a maquiagem pelos olhos. Logo após passar a sombra, aplique uma camada fina de máscara de cílios. É essencial tirar o excesso de produto da escovinha antes de usar. Para a maquiador Rodrigo Gomez, do Espaço Glecciano Luz, o grande segredo para os cílios não ficarem empelotados está na quantidade de produto usado. "O excesso de produto pode agrupar os fios, deixando-os grudados. São necessárias no máximo três aplicações para não acumular, da raiz dos cílios até a ponta em movimento de zigue zague", ensina o maquiador.

Para garantir fios bem longos sem exagerar na quantidade de produto, o especialista ensina a aplicar a máscara partindo da raiz dos cílios, chegando até a ponta. Espere o cosmético secar por alguns segundos e, com os fios sequinhos, aplique a próxima camada até conseguir o tamanho e volume desejados. A make-up artist Raphaella Bahia, do Studio Longevitá, alerta ainda para a importância de utilizar sempre bons produtos e de confiança. A qualidade da máscara e a validade podem fazer toda a diferença no resultado final da produção.

Aplicadores também podem fazer toda a diferença

Além da forma de aplicar a máscara nos cílios, os aplicadores também podem contribuir para manter os fios mais soltinhos e o aspecto da make natural. Aquelas que sofrem com o agrupamento dos cílios devem fugir das escovinhas com cerdas longas e cheias, já que o modelo retém mais produto, facilitando o acúmulo nos fios. Nesses casos, o mais indicado é apostar na escova com cerdas curtinhas e rígidas, que vão servir como uma espécie de pente e não permitir que os cílios fiquem unidos..

Empelotou, e agora?

Se, mesmo com todas as dicas e cuidados, os cílios acabarem ficando empelotados ou agrupadinhos, Raphaella Bahia garante que o ideal é recorrer à ferramenta que une escovinha para os cílios e pente para sobrancelhas. Com os cílios já secos, passe o pente de forma que os fios fiquem bem separados e com aspecto natural. E sabe aquela última passadinha de máscara quando a make já está toda pronta? Ela também está liberada e pode ajudar a deixar os cílios ainda mais curvados e longos.