O que fazer primeiro: maquiagem ou cabelo? Veja como planejar o passo a passo do look de festa

Quer saber qual é a ordem certa ao fazer maquiagem e cabelo em casa? Veja as dicas! (Foto: Instagram @maybelline)
Quer saber qual é a ordem certa ao fazer maquiagem e cabelo em casa? Veja as dicas! (Foto: Instagram @maybelline)

Mulheres que planejam fazer cabelo e maquiagem sozinhas em casa para uma festa - seja casamento, formatura ou outra ocasião especial - costumam ter uma dúvida: afinal de contas, é melhor começar a montar o look pelo penteado ou pela make? Tem mesmo uma ordem certa?

Na prática, a resposta para essas perguntas vai depender do tipo de look que você pretende fazer - mas, digamos que existe um passo a passo "coringa" que se encaixa em qualquer produção de festa. Quer saber qual é? Continue lendo a matéria e anote as dicas! 

Primeiro passo: seque o cabelo e deixe as madeixas pré-arrumadas

Logo de cara, o primeiro a se fazer é lavar os fios e secar os cabelos logo depois. Aqui, é importante destacar que o secador deve ser usado preferencialmente antes da maquiagem, ok?

O motivo: o que acontece é que os jatos de calor dessa ferramenta podem acabar prejudicando a make, ainda mais se você não estiver usando produtos de longa duração para fazer o seu look de festa.

Depois disso, o segredo é prender o cabelo com bobs ou já iniciar mais ou menos o penteado (no caso do semipreso, por exemplo) para seguir até o próximo passo com os fios quase prontos enquanto você faz a produção nos olhos, pele e lábios. 

Segundo passo: faça a maquiagem de festa normalmente

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

Com os fios meio presos, é hora se fazer a maquiagem de festa - lembrando dos pontos importantes em uma make para ocasiões especiais:

- limpe e prepare bem a pele antes da base para dar um up no acabamento;

- escolha produtos que sejam à prova d'água, de alta cobertura e longa duração para mais durabilidade;

- não se esqueça do spray fixador de make para manter tudo intacto até o fim do evento.

Ao acabar de fazer a maquiagem, antes de voltar ao penteado, uma boa dica é esperar alguns minutinhos até que toda a produção "assente" no rosto. Assim você corre menos risco de borrar o delineado, batom ou outra parte da make enquanto ajeita alguma madeixa na parte da frente, ok?

Terceiro passo: finalize os detalhes do penteado no visual

Agora, por fim, é hora de finalizar o penteado! Esse é o momento de dar os toques finais, como fazer babyliss, por exemplo - mesmo sendo uma ferramenta de calor, ela não é capaz de prejudicar a make porque a alta temperatura entra em contato exclusivamente com os fios,

Depois, é só terminar de prender as mechas onde você precisar para criar o semipreso, coque, trança ou rabo de cavalo. Terminando todo o trabalho, verifique se penteado ou maquiagem precisam de algum retoque final e prontinho: seu look de festa estará pronto e perfeito!

Redação: Raquel Carletto