O que uma base de maquiagem precisa ter? 5 dicas para observar no produto antes de comprar

 Não sabe como comprar a base de maquiagem ideal para você? Confira 6 coisas para levar em conta antes de escolher!
Não sabe como comprar a base de maquiagem ideal para você? Confira 6 coisas para levar em conta antes de escolher!

Não dá para negar: a base é o must have de maquiagem para quase todas as mulheres. Como o próprio nome já diz, ela serve como suporte para todos outros produtos que vão completar o look. Por isso, acertar na hora da escolha do item é fundamental para garantir um acabamento impecável na make final. Se você ainda tem dúvidas na hora de comprar a sua base, fique tranquila! Separamos 5 coisas que você precisa saber antes de encontrar uma para chamar de sua. Dá uma olhada!

1. Tipo de pele deve ser considerado na hora da escolha da base

A primeira coisa que você precisa saber antes de comprar a base é que existem fórmulas específicas para cada tipo de pele. Ao optar pela errada, é bem capaz que o produto não dure tanto quanto o esperado. Para quem possui a pele oleosa ou mista, por exemplo, o ideal é apostar nos produtos oil free. Livres de óleos, eles deixam a pele sequinha por mais tempo. Além disso, vale usar um bom primer antes da base para fechar os poros e preparar a pele para receber a make. Já as mulheres que têm a pele seca devem optar pelas bases hidratantes, para fugir do temido efeito "craquelado".

2. Testar a base na mandíbula facilita na hora de acertar o tom da sua pele

Tão importante quanto a fórmula, a cor da base também deve ser observada na hora da compra do produto. Por isso, a primeira dica para não errar no tom da base é testá-la na sua pele. Nesse caso, evite experimentá-la no dorso da sua mão ou no braço, já que a cor da pele do rosto costuma ser bem diferente na tonalidade do corpo. O certo é aplicar o item no maxilar, no pescoço ou até mesmo nas bochechas para garantir o match perfeito!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

3. As bases podem ter a mesma cor, mas temperaturas diferentes

Ainda falando sobre tonalidade, certamente, você já deve ter percebido que uma mesma marca de maquiagem pode ter cores de bases iguais ou bem parecidas. Isso ocorre devido ao subtom de cada produto, que pode ser quente e amarelado ou rosado e frio, para atender as especificidades de cada pele. Por isso, é importantíssimo saber o seu fundo de pele antes de comprar a base. Quer saber como desvendar esse mistério? Nós contamos aqui!

4. Tonalidade do produto pode mudar na sua pele

Sabe aquela sensação de que a base deu uma leve escurecida depois de um tempinho na pele? Isso acontece porque o produto pode oxidar quando entra em contato com o ar. Por isso, na hora de testar é importante esperar a base secar para ter certeza de como ela se comporta na sua pele, já que a fórmula pode mudar levemente depois de alguns minutos. Sendo assim, não tenha pressa! Experimente a cor na parte da mandíbula, dê uma volta pela loja e procure uma luz mais natural possível para ver se deu match. 

5. Bases líquidas oferecem boa cobertura e um aspecto natural

Outro detalhe que deve ser considerado na hora de adquirir a base é o acabamento que você procura. As bases líquidas, por exemplo, são perfeitas para quem busca uma cobertura de média a alta com um aspecto natural. Por isso, costumam ter um acabamento melhor do que as bases em pó ou em bastão, já que ajudam a cobrir as espinhas, as manchas e as olheiras. Na hora da aplicação, o ideal é apostar em bom pincel duo fiber, que espalha o produto de forma homogênea, deixando um aspecto de pele uniforme. 

Redação: Úrsula Gomes