


Olheiras: o que são, o que fazem, onde vivem
Mais do que apenas a sombra formada debaixo dos olhos, as olheiras são também as bolsas e linhas de expressão que se formam por ali. Na verdade, o nome se refere ao conjunto, ao aspecto cansado e escurecido da região. Além de ser uma parte superdelicada do rosto, ela também concentra vários vasinhos de sangue, que também influenciam sua aparência.
Sad, but true: não há muito como fugir das olheiras. Elas se formam naturalmente e por uma infinidade de motivos. Os mais comuns são a genética, lifestyle agitado, a falta de nutrientes e minerais na alimentação, além do processo natural de formação de rugas e perda de flexibilidade da pele.
Truque com corretivos coloridos disfarçar olheiras e dá ar fresh ao rosto
Quando se trata de make, o maior aliado contra as olheiras é o corretivo - não é à toa que é um dos produtinhos mais amados ever! O segredo para garantir uma cobertura impecável é apostar na técnica do color-correcting: corretivos coloridos que devem ser usados antes do tradicional para anular o tom escuro das olheiras. Lembra do círculo cromático? Um corretivo salmão ou laranja é o ideal para camuflar o tom azulado ou arroxeado das manchinhas! Aplique com leves batidinhas e esfume bem. Depois, é só continuar com a preparação de pele e passar seu corretivo normal!
Dica: Caso você não queira investir em um corretivo colorido agora, a dica é apostar em uma versão DIY com um batom vermelho. Aplique um pouco bem de levinho nas olheiras, esfume e all set! Se a ideia é agilizar a make, outro segredinho é prestar atenção no subtom do seu corretivo: fundos mais rosados e quentes também ajudam a disfarçar a aparência azulada!
Rotina de cuidados com a pele é essencial para disfarçar as olheiras
Não é só com make que se diminuem as olheiras: as beauty addicts sabem que a rotina de skincare é superimportante para conseguir um bom resultado! Cuidados com a pele são um must para garantir maior fixação e durabilidade da maquiagem, mas também para diminuir a aparência das olheiras, viu? Como a região tem uma das texturas mais finas do corpo, esse passo é indispensável para deixá-la bonita e saudável - além de, claro, facilitar a ação do corretivo. Invista em um creme levinho mas bem hidratante para a região dos olhos!
Mudança de hábitos é necessária para minimizar o visual abatido
Cortar alguns hábitos corriqueiros - mas que são péssimos para a pele - pode fazer toda a diferença na aparência das olheiras! A gente sabe que pode ser difícil, mas dormir pelo menos 7 horas por noite, beber muita água e manter uma alimentação saudável já dão um up no visual. Se você é do team que sofre com alergias ou asma, procure seu médico para descobrir o tratamento mais indicado para você. O protetor solar também deve ser um dos seus BFFs, já que queimaduras também podem escurecer as manchas. Ah, e nada de esfregar os olhos, ok?
Dermatologista também pode indicar tratamentos para casos mais graves de olheiras
Agora, se você sofre com bolsas e linhas bem profundas, vale a pena fazer uma visitinha ao seu dermatologista. Muitas vezes, as olheiras podem ser tratadas com cremes mais específicos se o problema for a hiperpigmentação. Casos mais graves podem precisar de peelings ou interferências cirúrgicas, mas tudo depende da avaliação do seu especialista favorito.
Redação: Giovanna Pego