Como fazer maquiagem com olhos esfumados coloridos: siga o passo a passo de um profissional

Aprenda com um profissional a conseguir o acabamento perfeito para o seu olho esfumado colorido
Aprenda com um profissional a conseguir o acabamento perfeito para o seu olho esfumado colorido

O esfumado colorido está em alta e andou aparecendo bastante nas últimas semanas de moda, mas usar sombras vibrantes nos olhos pode deixar inseguro a quem não tem muita intimidade com o assunto. Como esse tipo de make tem mais especificidades do que aquele olhão preto de sempre, o maquiador Phillip Picardi, que também é editor de beleza do site Refinery29, revelou ao portal um passo a passo que vai ajudar a conseguir acabamento profissional independente da cor escolhida.

Prepare as pálpebras antes de começar

Usar um esfumado colorido quer dizer que você tem um evento daqueles para comparecer, então curta esse momento e, antes de começar a se maquiar, separe todas as ferramentas que você vai precisar para não fazer nada na correria. Segundo o maquiador, você vai precisar de um quarteto de sombras com vários tons de uma só cor e um lápis de olho nessa mesma tonalidade. O ideal é que a sombra tenha um tom ainda mais vibrante que o lápis e, para ilustrar, o maquiador cita a dupla roxo e ameixa como uma ótima combinação.

Para criar o look também será necessário ter um curvex, máscara para cílios, alguns lencinhos de papel, dois pincéis para aplicar sombra (um fino e firme e o outro macio) e outros dois pincéis de sombra fofos para esfumar. Depois de separar tudo, o próximo passo da preparação é aplicar um primer específico nas pálpebras superiores e inferiores: "isso faz uma grande diferença no prolongamento da duração da sombra e ainda proporciona uma superfície mais lisa para a aplicação do pigmento", diz.

Comece delineando os olhos com um lápis colorido

Phillip aconselha a escolha de um lápis de olho mais cremoso e maleável para que o acabamento seja perfeito, e ensina a aplicar o produto bem rente aos cílios: "depois de passar o lápis rente aos cílios superiores (e inferiores, se você quiser), você precisa esfumar", diz o profissional, que ensina a usar um pincel ou o próprio dedo para desfazer suavemente a linha. "Você pode usar um lenço de papel para desfazer qualquer excesso", conta.

Aplique uma camada de pó para o acabamento ideal

Para que a textura cremosa do lápis não brigue com a sombra que virá em seguida, Phillip ensina a usar outro pincel que esteja limpo para pegar um pouco de pó translúcido e espalhar sobre a área: "o pó prepara o olho para a sombra e garante uma maior duração do look", explica.

Marque o côncavo com uma sombra mais vibrante

Segundo o maquiador, é sempre bom usar os tons mais fortes da paleta de sombras para criar um contorno: "eu coloco a sombra mais vibrante no côncavo e distribuo até chegar no canto externo do olho", ensina. O segredo é depositar primeiro o produto nessa área mais funda e depois limpar o excesso do pincel para poder esfumar a linha até estar tudo bem distribuído. Quando terminar essa área do côncavo, use o mesmo pincel para aplicar um pouco dessa sombra por cima da região onde o delineador foi passado e finalize com uma camada de pó translúcido.

Finalize a parte central da pálpebra com um tom clarinho

Agora que a raiz dos cílios e o côncavo já estão preparados, a finalização fica por conta da sombra que será aplicada em toda a pálpebra. Phillip sugere a escolha de uma cor mais suave e ligeiramente diferente, como um rosa-claro para quem vai usar aquela mistura de sombra roxa com lápis ameixa. Use um pincel plano para esfumar a sombra em toda a pálpebra, inclusive perto do contorno do côncavo onde a transição precisa ficar bem suave.

Aproveite para delinear os olhos mais uma vez

A finalização desse olhar poderoso vem de uma segunda rodada de delineador, mas agora ao invés do lápis usado no início, o pincel chanfrado entrará em ação: "mergulhe a ferramenta no tom de sombra mais escuro da paleta e trace a raiz dos cílios de novo para intensificar a cor dessa área", ensina. O maquiador ainda encoraja a levar o efeito para o canto externo dos olhos: "vá além da pálpebra criando o formato de olho gatinho e, para garantir que vai acertar no traço, comece da pálpebra inferior e vá subindo", revela.

Cílios bem curvados e definidos finalizam o look

O curvex é uma dos utensílios preferidos de Phillip, que ensina a usá-lo para conseguir um olhar dramático: "chegue o mais perto que você puder da base dos cílios e dê três pequenas apertadas", diz o profissional, que indica finalizar o visual com algumas camadas de máscara.