Onde testar a base? Confira as dicas e saiba como escolher a cor da base de make para o seu tom de pele

Veja as dicas da matéria para saber como escolher a cor da base de maquiagem (Foto: Instagram @maybellinenybrasil)
Onde testar a base? Na mandíbula e não no braço! Por causa dos tons diferentes do corpo, a cor certa aparece perto da face e não na mão (Foto: Maybelline NY)
Separe os tons de base que mais parecem com seu tom de pele e faça um swatch para testar as cores (Foto: Instagram @maybellinenybrasil)
Veja as dicas da matéria para saber como escolher a cor da base de maquiagem (Foto: Instagram @maybellinenybrasil)

No pulso ou no rosto: onde testar a cor antes de comprar a base de make? Se você chegou até aqui com essa pergunta, pode ficar beeem tranquila que a gente pode te ajudar!

A primeira dica de ouro é nunca fazer o teste do produto no braço - mas não adianta seguir só esse conselho, viu? Para descobrir o seu tom de base, é preciso levar outros detalhes em conta - e é aqui onde está o verdadeiro segredo!

Quer saber onde e como fazer o teste? Então veja os truques da matéria e vire uma expert em verificar o match certo da base de maquiagem!

Teste de base deve ser feito na mandíbula e não no braço: veja a foto na galeria!

Sempre que for procurar uma cor de base para você, lembre-se de fazer o teste da cor na mandíbula, bem próximo ao pescoço e também ao rosto. Isso vai ajudar a evitar o "falso match", que é quando a cor da base combina com o braço e não com o rosto.

Por que não testar no braço? A pele dos braços costuma ser mais bronzeada porque tende a ser mais exposta ao sol, enquanto a pele do rosto tende a ser mais protegida e, consequentemente, mais clara.

Por que testar na mandíbula? Além de ser a parte mais próxima do rosto - que é onde a base vai ser usada - essa parte do corpo garante que o teste de base seja superdiscreto, rápido e fiel à cor da face!

Luz do local e tempo de teste são mais dois fatores importantes na decisão

Maaas, não basta só fazer o teste sem considerar outros fatores que também fazem toda diferença, viu?

Iluminação: a luz do local em que você testa as bases pode dar a falsa impressão de match - e aí, caso esteja em um lugar com mais sombras, a cor poderá ficar diferente em um ambiente mais iluminado. Como resolver o problema? Teste as bases sempre à luz natural!

Tempo de oxidação: outro detalhe crucial é esperar alguns segundos para verificar como a base se comporta no seu rosto. É que ao entrar em contato com o ar, esse produto sofre o processo de oxidação - e isso pode alterar um pouquinho a cor dela na make.

Sendo assim, o segredo é: aplique a base na mandíbula, dê uma voltinha no shopping ou na rua e depois volte para finalizar a compra com segurança!

Como fazer o teste de base no rosto: aprenda com o passo a passo abaixo!

1. Escolha de 3 a 4 cores de base que você considera mais próximas ao seu tom de pele;

2. Faça um swatch na mandíbula, espalhando a cor uma ao lado da outra nesse local;

3. Espere alguns segundos;

4. Na luz natural, confira qual dos tons "desapareceu" no seu rosto - essa é a base certa para você!

Redação: Raquel Carletto